Sebrae realiza capacitação sobre sobre compras

O Sebrae/PR promove em Jacarezinho, a palestra “Compras públicas como fator de desenvolvimento econômico do seu município: o caso de Três Rios”. A capacitação acontece no próximo dia 28 (quinta-feira) , às nove horas, e é dirigida para os gestores das prefeituras dos municípios da Região. A palestra será ministrada por gestores da prefeitura da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, que é destaque no Brasil quando o assunto são as compras governamentais.
Durante a palestra, serão abordados os seguintes temas: aplicação das leis complementares 123/2006 e 147/2014 do quesito compras públicas; licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, inclusive com delimitações geográficas; e como aumentar de 16% para 92% a participação dos negócios de pequeno porte nas compras públicas.
No período da tarde, os participantes também receberão atendimento personalizado junto à comitiva de Três Rios, que irá orientá-los sobre como incentivar a participação das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios. Os interessados devem se inscrever no telefone: (43) 3511-2650.
A compra pública – prevista nas leis complementares 123/2006 e 147/2014 – que regulamentam o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e microempreendedores nos processos licitatórios – ainda é um mecanismo pouco difundido e utilizado pelas prefeituras do Norte Pioneiro do Paraná com empreendedores de pequeno porte, na opinião do consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello.
“Nossa intenção, durante a palestra, é quebrar esse paradigma e estimular as prefeituras a elaborarem editais e incentivarem os negócios de pequeno porte a participarem das compras governamentais no Norte Pioneiro. Para se ter uma ideia, em Jacarezinho e em outros nove municípios da região, a verba destinada para a compra de bens e serviços pelas prefeituras chega a R$ 200 milhões”, afirma Odemir Capello.
Segundo ele, a ideia é contribuir para que esse montante permaneça na região, por meio da participação das micro e pequenas empresas locais nas compras públicas. “As compras governamentais promovem maior circulação da moeda dentro dos municípios, geram mais empregos e tributos, aumentam o potencial de compra da população, e, dessa forma, contribuem com o aquecimento da economia local”, afirma Capello.
A cidade de Três Rios já venceu três vezes o Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, com o projeto “Três Rios compra do pequeno”. Hoje, 85% de tudo o que é comprado no município é adquirido de fornecedores locais, em especial dos empreendedores de negócios de pequeno porte.
O programa “Compra Mais”, lançado pela prefeitura de Três Rios, tem como objetivo aproveitar o poder de compra do poder público para promover o desenvolvimento local. O programa engloba a capacitação de fornecedores locais no tema licitações, realização de rodadas de negócios entre governo e empresários, além de palestras incentivando o crescimento e participação das micro e pequenas empresas no mercado de compras públicas.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.