Saldo positivo de empregos é alento, diz Roma

Reação da economia certamente dependerá da velocidade da vacinação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) considerou um alento o saldo positivo de 87.804 empregos formais abertos no Paraná desde janeiro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério de Economia.

“A pandemia trouxe muita tristeza e reflexos econômicos perversos. Felizmente o mercado de trabalho do Paraná tem conseguido reagir. É um alento em meio a diversas notícias sobre o aumento do desemprego no País, fechamento de empresas e redução das expectativas de diversos setores da economia”, avalia.

Romanelli lamentou a notícia do aumento do desemprego no País, que alcançou 14,7% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Na comparação com o mesmo período de 2020, 6,6 milhões de brasileiros ficaram sem ocupação”, alerta Romanelli.

Segundo ele, a reação da economia certamente dependerá da velocidade da vacinação e isto fica evidente na expectativa de compras revelada por pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve a terceira queda consecutiva, com retração de 5,8% na comparação com abril.

“A expectativa da terceira onda de Covid e a falta de vacinas têm impacto direto no consumo. Além do desemprego, que reduz as compras, as famílias estão segurando gastos”, avalia Romanelli. “Esperamos o fim dos desmandos no enfrentamento da pandemia para que consigamos vencer este quadro”.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.