Governador abre 3ª Semana da Inovação do Paraná

Ratinho Júnior destaca integração de diversos setores do Estado

O Paraná possui polos tecnológicos em todas as regiões, onde a academia conversa com o setor produtivo, com as entidades corporativas e com o Governo do Estado, por meio de suas entidades. E a movimentação conjunta entre diferentes atores da sociedade faz a roda da inovação girar mais rápido e é esse o diferencial do Estado.

Essa foi a mensagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a abertura da 3ª Semana da Inovação do Paraná, realizada nesta segunda-feira (4), de forma predominantemente online. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado através da Superintendência Geral de Inovação do Paraná, busca unir o ecossistema de tecnologia paranaense em torno de diálogos, debates e troca de experiências ao longo de uma semana

“A inovação está na atitude. É a conversa que faz a roda girar. E esse é um movimento atrativo, que cria uma cultura de inovação, de pensar fora da caixa. É a fórmula do sucesso, e estamos no caminho certo”, afirmou o governador.

Três eventos compõem a Semana da Inovação: o Assespro Innovation Day, o Smart City Sessions e o Viasoft Connect 2021. Todos são online e gratuitos, iniciando nesta segunda-feira e seguindo até sexta-feira (4 a 8 de outubro) com palestras e painéis que promovem discussões em torno de diversos aspectos da inovação e tecnologia. A programação completa e inscrições para os eventos estão disponíveis no SITE.

Para o superintendente-geral de Inovação, Marcelo Rangel, o papel Semana da Inovação é democratizar o acesso ao conhecimento sobre o tema, que não deve ficar apenas na esfera acadêmica ou empresarial. Ele ressalta que a missão do Estado é fazer com que a inovação seja simples, chegando a todos os paranaenses.

“O Governo do Estado precisa promover a desburocratização, a tradução do que acontece no mundo inovador, e aproximar atores da inovação para que possam colaborar e construir um Paraná que cresce conectado”, afirmou.

LIDERANÇA– O Paraná, disse o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, é destaque no ecossistema de inovação brasileiro e precisa de iniciativas como essa para manter sua liderança. Ele reforçou que a pandemia acelerou a demanda por novas tecnologias em todos os setores da sociedade, e gerou uma grande oportunidade para dar um salto de desenvolvimento na área.

“O ecossistema de ciência, tecnologia e informação do Paraná é diferenciado. Não podemos perder essa janela de oportunidade, em que a inovação, a transformação digital e o conhecimento de base científica e tecnológica passam a ser o fator que vai agregar valor a produtos e serviços que a sociedade demanda, criando um ciclo virtuoso”, afirmou Alvim.

Parte desse pioneirismo se dá pelo número de startups do Estado, que vem crescendo nos últimos anos. De acordo com o Mapeamento das Startups Paranaenses 2020/2021, realizado pelo Sebrae/PR, o Paraná conta hoje com 1.434 empresas em 87 cidades — o que representa um acréscimo de 39% em relação ao estudo anterior, divulgado no segundo semestre de 2019.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, reforçou que esse cenário é consequência de política pública e priorização na agenda do governo estadual. “Colocamos a inovação na linha de frente do governo, como um tema transversal, mas sobretudo como uma prioridade. Priorizar a inovação e a tecnologia significa priorizar oportunidades para as novas gerações: empregos, alternativas de desenvolvimento”, acrescentou.

ATIVIDADES  A semana inicia com o Assespro Innovation Day, promovido nesta segunda e terça-feira (4 e 5) pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná). A programação é de palestras, das 9h às 13h. Entre os destaques, estão dois expoentes da área tech: o pesquisador e especialista em tecnologia Tony Ventura, e Dave Mosby, investidor-anjo no Vale do Silício.

Também na terça-feira, das 14h às 17h, será realizado o segundo evento da semana: o Smart City Session 2021, que reúne três painéis digitais sobre cidades inteligentes, com profissionais das áreas da inovação, tecnologia, governança, sustentabilidade, economia criativa, cultura e educação. O evento é realizado pela iCities, empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes.

De quarta a sexta-feira (6 a 8) é a vez é do Viasoft Connect 2021. Haverá painéis com profissionais renomados do mercado, com diferentes abordagens sobre a inovação. Entre os temas estão tecnologia, gestão e desenvolvimento de pessoas, performance, vendas e expansão, jurídico, estoque e logística. Iolanda Viola, diretora do Viasoft Connect, explica que a edição em 2021 vai abordar exemplos práticos de como tirar a inovação do papel e colocá-la no dia a dia pessoal e corporativo.

A programação inclui, entre os destaques, a CEO do movimento Black Money, Nina Silva; o presidente do conselho executivo da startup Robô Laura, Jacson Fressatto; e a apresentadora e influencer Gabriela Prioli. A programação de cada dia começa às 12h30 e segue até as 18h.

PRESENÇAS – Também compareceu presencialmente à abertura o vice-governador Darci Piana. De forma online, participaram Leandro Moura, presidente da Celepar; Jorge Callado, diretor-presidente do Tecpar; Renato Feder, secretário estadual de Educação e do Esporte; Wilson Bley, vice-presidente do BRDE; Vinícius Rocha, gerente de Mercado da Fomento Paraná; o presidente da Assespro Nacional, Ítalo Nogueira; o presidente da Assespro Paraná, Lucas Ribeiro; o diretor de operações do Sebrae-PR, Julio Agostini; o diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Eduardo Garrido; o gerente de P&D, Tecnologia e Inovação da Fiep, Rafael Trevisan; o CEO do iCities, Beto Marcelino.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.