Programa dará novo impulso para a navegação e o comércio

Rubens Bueno (Cidadania-PR) aprovou o projeto de lei 4199/20

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) ajudou a aprovar o projeto (PL 4199/20) que cria o programa BR do Mar e libera progressivamente o uso de navios estrangeiros na navegação de cabotagem entre portos nacionais sem a obrigação de contratar a construção de embarcações em estaleiros brasileiros. O projeto segue agora para a sanção presidencial.

“A medida vai possibilitar o aumento da frota e fortalecer o comércio brasileiro. A cabotagem, que tem se mostrado muito eficiente, tem hoje apenas 11% de participação na matriz logística do país. Com a aprovação desse projeto, a expectativa é de que ela chegue a 30%. É um novo caminho para o transporte que estamos ampliando num país que ainda hoje transporta a maioria de suas mercadorias por via terrestre”, afirmou Rubens Bueno.

Com a aprovação do projeto, a expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que o volume de contêineres transportados, por ano, passe de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a 20 pés), em 2019, para 2 milhões de TEUs, em 2022, além de ampliar em 40% a capacidade da frota marítima dedicada à cabotagem nos próximos três anos.

De acordo com o texto aprovado, já a partir da publicação da futura lei as empresas poderão afretar uma embarcação a casco nu, ou seja, alugar um navio vazio para uso na navegação de cabotagem.

Depois de quatro anos de uma transição, o afretamento de navios estrangeiros será livre. Assim, depois de um ano da vigência da lei, poderão ser dois navios; no segundo ano de vigência, três navios; e no terceiro ano da mudança, quatro navios.

Daí em diante, a quantidade será livre, observadas condições de segurança definidas em regulamento.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.