Planejamento é maior desafio para Santo Antônio

O município de Santo Antônio da Platina vem se destacando na última década com números crescentes em relação ao eleitorado, aos habitantes e à frota de veículos, estando à frente de todos os outros 26 municípios que compõem à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TRE) o eleitorado apto a votar nas eleições do último dia 2 de outubro foi de 32.391 seguido por Jacarezinho com 31.783, uma diferença de 608 eleitores a mais para Santo Antônio da Platina. Já o município de Ibaiti apresenta o terceiro maior colégio eleitoral da Amunorpi, apto a voto com 22.681 eleitores.
Outro dado importante é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta Santo Antônio da Platina com o maior número de habitantes conforme Censo de 2010, que é de 42.707 e, estimativa em 2106, de 45.562 pessoas.

Em segundo está Jacarezinho com 39.121, conforme Censo de 2010 e 40.253 estimativa de 2016. Em terceiro está Ibaiti com 28.751 habitantes (Censo 2010) e, estimativa em 2016, de 30.888. A diferença de número de habitantes entre o primeiro município (Santo Antônio da Platina) mais populoso e o segundo (Jacarezinho) é de 3.586 conforme Censo 2010 e, de 5.309, estimativa em 2016.
Diante destes números observa-se que Santo Antônio da Platina precisa se adequar ao futuro em curto espaço de tempo também com respeito ao trânsito, pois concentra o título de polo comercial do Norte Pioneiro e grande centro médico-odontológico com muitas clínicas além de dois Hospitais e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ser inaugurada no Rennó Park, próximo ao Trevo da PR-439, sentido aos municípios de Ribeirão do Pinhal/Abatiá, que dependerá muito de recursos em nível federal para seu funcionamento.

Há uma variedade de lojas de confecções, de calçados, setor supermercadista variado, muitas farmácias, diversas lojas de material de construção; a zona urbana platinense tem o privilégio de contar com as principais redes bancárias e três redes associativas de crédito. Também se destaca pela variedade das concessionárias das principais marcas de carro etc. Esses fatores proporcionam uma grande movimentação de veículos particulares e de transporte municipal de saúde de outros municípios da região que transportam pacientes para serem atendidos na cidade.
O volume diário de veículos é intenso tanto no centro como nas áreas adjacentes o que tem dificultado demasiadamente encontrar um local para estacionar. Dados estatísticos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) até agosto de 2016, aponta que a frota de veículos cadastrados e que circulam no município platinense é de 25.378. Deste total, são 13.061 automóveis de passeio e 5.699 motocicletas; 779 caminhões, 87 tratores, 2.241 caminhonetes, 32 ciclomotores, 81 micro-ônibus, 1.644 motonetas, 233 ônibus, 836 camionetas, entre outras categorias de veículos.
Jacarezinho aparece na estatística como o município com a segunda maior frota de veículos da região da Amunorpi com 21.400, sendo 11.947 automóveis de passeio e 4.454 motocicletas. Em terceiro está Cambará com 15.476 veículos, sendo 8.147 automóveis e 2.842 motos. E, em quarto lugar, segundo o Detran-PR, está Ibaiti, com uma frota de 14.279 veículos, com 8.565 automóveis e 2.238 motocicletas.
Num comparativo entre os dois maiores municípios que compõem a Amunorpi: Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, a frota platinense de veículos é superior em 3.978. São 1.114 carros de passeio a mais em Santo Antônio e 1.245 motocicletas em circulação a mais do que no trânsito de Jacarezinho.

Frota é de 25.378: 13.061 automóveis de passeio e 5.699 motocicletas; 779 caminhões, 87 tratores, 2.241 caminhonetes, 32 ciclomotores, 81 micro-ônibus, 1.644 motonetas, 233 ônibus e 836 camionetas”

Santo Antônio da Platina, portanto, vem apresentando números crescentes de desenvolvimento em diversos segmentos e precisa ser bem mais planejada para suprir a necessidade da atual demanda que está exigindo reestruturação dos locais de estacionamento para carros particulares,os pontos de táxi, locais para viaturas policiais; a necessidade da volta da Zona Azul, mais sinaleiros, melhor sinalização vertical e horizontal em diversos trechos do trânsito, colocação de radares em avenidas, enfim, planejar melhor a cidade porque a tendência é de expansão gradativa tanto é que, segundo o Departamento Municipal de Tributação da Prefeitura de Santo Antônio da Platina pelo menos quatro novos loteamentos foram aprovados e devem em curto espaço de tempo começar a terraplanagem, serviço de infraestrutura urbana e, consequentemente, comercialização, com isso, aumentando a expansão da área territorial urbana e mais pedestres e veículos transitando.
O município de Santo Antônio da Platina precisa sanar problemas frequentes de enchentes em locais críticos da Cidade como na Rua Deputado Benedito Lúcio Machado, na Rua Francisco Cândido Veado, no Jardim Campestre. É necessário ser mais criterioso no sentido de tirar os animais soltos que andam pelas ruas prejudicando o trânsito tanto de pedestres como dos motoristas. A zona rural necessita de melhorias nas estradas, enfim, muito foi feito e muito ainda há por fazer.

Texto e Fotos: Jornalista Fábio Galhardi/Especial para o npdiario

Foto aérea: Divulgação

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