Novas calçadas, asfalto e mais árvores em Tomazina

Garantia de mais segurança a idosos e pessoas com mobilidade reduzida

A prefeitura de Tomazina iniciou nesta semana os trabalhos de revitalização das calçadas, colocação de asfalto e arborização da cidade. O Plano de Arborização Municipal vai substituir árvores que foram plantadas em locais impróprios por espécies novas que não vão danificar as calçadas, redes de energia elétrica e de água, além de garantir acessibilidade. Já o projeto das calçadas vai substituir as já existentes e os meios-fios, e também prevê a execução de rampas de acessibilidade. Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 800 mil.

Cerca de 200 árvores, que hoje estão danificando os passeios, serão arrancadas e outras 408 plantadas de forma ordenada e planejada. As novas plantas são de diferentes espécies e não agressivas, as de porte baixo serão colocadas no lado da rede elétrica e as mais altas do lado oposto da rua. As árvores serão doadas por meio de uma parceria com Copel e Emater.

A obra é o início de uma iniciativa para padronizar as calçadas do município, o objetivo é que a partir de agora todas sejam feitas de paver. Além disso, a obra visa melhorar as condições de mobilidade das pessoas, visto que as calçadas atuais não têm condições adequadas de acessibilidade.

Foi adotado o paver por ser uma excelente alternativa comparado ao concreto e ao asfalto. Um dos grandes benefícios atrelados ao uso desse pavimento é a questão da sustentabilidade, pois apresenta muitos ganhos ambientais.

Outra vantagem diz respeito à segurança. É um tipo de pavimento permeável e antiderrapante, o que traz mais segurança para pessoas idosas ou com problemas de locomoção.

Em relação à manutenção, nas calçadas de paver dificilmente ocorrem problemas com rachaduras, além disso, caso seja necessário, pode ser removido facilmente e reutilizado sem precisar quebrar. Isso ajuda quando há necessidade de passar tubulações de água, cabos elétricos e subsistemas.

Nesta primeira etapa, as obras serão nas ruas Conselheiro Avelino Antônio Vieira e rua Major Thomas, e em trechos das ruas Antônio Franco e rua Felipe Miguel de Carvalho. Já a colocação do asfalto será feita em várias ruas da cidade e também no Distrito do Sapé.

As calçadas de Tomazina, em sua maioria, são intransitáveis. As pessoas criaram o hábito de andar na rua e precisamos resolver isso. Essa obra será o pontapé inicial

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.