Mulheres fortalecem Agronegócio no NP

Por meio do Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina

O Sistema FAEP/SENAR-PR (Federação da Agricultura do Estado e  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sindicato Patronal Rural de Santo Antônio da Platina, promoveram na manhã/tarde desta quarta-feira, dia 22, no Vicasu um evento expressivo: “Liderança Rural/Cultivando Conexões”.

Houve as  palestras Cultivar Laços, depois A Arte de Construir Conexões com Luciano Salamacha, na sequência Jornada do Conhecimento e, por fim,  Liderança Rural como Protagonista da Transformação, com Salamacha novamente, e almoço.

Autoridades empresariais e políticas prestigiaram o encontro no Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina.

Ao longo dos cinco primeiros encontros, a presença feminina foi um destaque notável. Em todos os eventos, boa parte do público era composto por mulheres, muitas já ligadas à Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), uma demonstração da força que a representatividade feminina vem conseguindo desempenhar.

Lígia de Medeiros Buso (foto) discorreu sobre a a iniciativa da FAEP /Senar de trazer uma etapa do Programa de Liderança Rural para o Norte Pioneiro, “que é uma conquista pra nós, e o nosso sindicato rural liderado pelo Afonso Júnior foi um dos primeiros a formalizar uma Comissão de Mulheres, com várias coordenadoras, e um grupo bastante unido em torno do Agro. Isso vai possibilitar que novos treinamentos sejam feitos pra essas mulheres do grupo, tanto de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal quanto profissional”, disse ela, uma das principais referência em Agronegócios e, em especial também, na pecuária, no Paraná.

A Comissão Estadual da qual Lígia já faz parte, tem 17 coordenadoras sendo a presidente a produtora de leite e presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, Lisiane Rocha Czech, a qual também ocupa o cargo de vice-presidente da FAEP.

“O programa já conta com 28 municípios, mais de 80 coordenadoras e mil mulheres reunidas; outras mulheres foram estimuladas , encorajadas e inspiradas a se juntarem a nós a procurarem o sindicato do seu município para fazerem um projeto em conjunto e aderirem ao programa paranaense”, adicionou Lígia, finalizando: “O objetivo é propor o fortalecimento  da base e a representatividade para os pleitos importantíssimos que teremos no nosso futuro, apoiando as iniciativas já existentes e as próximas que surgirão. O Paraná precisa que nós sejamos um polo de produção e referência em qualidade e organização”.

Mesmo tendo surgido no contexto da pandemia, o grupo tem conseguido atuar de forma incisiva, com
seminários, transmissões ao vivo, formações, visitas técnicas e outras ações.
Em cada um dos eventos de liderança, representantes locais da CEMF fizeram falas convocando as mulheres presentes a se engajarem nas comissões locais.

Com apoio da comissão estadual, os grupos municipais já somam 27 cidades representadas.
“Deixo registrado meu reconhecimento a todas as envolvidas nesse trabalho, que estão dando uma lição de que liderar é um processo transformador e que gera resultados a curto, médio e longo prazos”, parabenizou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Veja também esta matéria: https://www.npdiario.com.br/capa/norte-pioneiro-consolida-e-amplia-uniao-do-agronegocio/

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Inaugura moderna Clínica de Estética no centro platinense
3 horas atrás

Emagrecimento, celulite, gordura localizada, estrias, flacidez, tratamentos faciais e de retenção de líquidos Eleece é

Colégio Magnus lança a nova campanha de Rematrículas (vídeo)
4 horas atrás

Estabelecimento de ensino é referência no Norte Pioneiro O Colégio Magnus lançou oficialmente a sua

Sucesso total na Cavalgada da Efapi (vídeos)
8 horas atrás

Promovida neste domingo com grande participação   A edição 50ª da Efapi (Exposição-feira, Agropecuária e

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.