Implantação de campus da UENP em Joaquim Távora

Romanelli reforça importância de expansão do campus de Jacarezinho

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) reforçou à reitoria da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) o pedido de expansão do campus de Jacarezinho, com a instalação de uma unidade em Joaquim Távora, no Norte Pioneiro. A proposta é fortalecer parceria com o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural) do Paraná para ocupar as instalações da Estação Experimental e implantar cursos de tecnologia e tecnólogo.

“Estamos trabalhando e buscando apoio para a instalação de novos cursos em Joaquim Távora, voltados ao agronegócio e turismo. O resultado da universidade pública é benéfico para toda a região”, disse o deputado, em reunião com a reitora Fátima Padoan, o vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa e o prefeito de Joaquim Távora, Reginaldo Vilela (Podemos).

Romanelli defende ampliação da atuação da Uenp, com a descentralização do campus e a instalação de extensões em várias cidades da região. Dessa forma, segundo o deputado, a universidade estará cada vez mais presente na vida da comunidade, com o objetivo de auxiliar os municípios na promoção do desenvolvimento econômico e social.

O deputado disse ainda que a reitoria acatou o pedido que será apresentado ao conselho de ensino e pesquisa da Uenp, depois de aprovado, realizar estudo para viabilizar a parceria. A meta é implantar em Joaquim Távora o curso de Tecnólogo em Agronegócio, conforme a vocação econômica da região, que inclui ainda o turismo como uma das principais fontes de renda do Norte Pioneiro.

Destaque — Romanelli destacou também o excelente desempenho das instituições de ensino superior público do Paraná e defendeu o fortalecimento das universidades estaduais pela contribuição dada ao desenvolvimento do Paraná.

E citou a própria Uenp como exemplo, que com apenas 15 anos de existência, mantém um dos melhores índices no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). “A Uenp tem sido fundamental para o desenvolvimento regional, com o atendimento extensivo a todo o Norte Pioneiro, por meio de pesquisas e oferta de serviços a toda população”.

“A Universidade Estadual do Norte do Paraná tem a missão de produzir conhecimento científico, que contribui para o desenvolvimento do Paraná e para a construção integral da sociedade. Além da formação profissional, a Uenp promove a formação cidadã para a qualidade de vida e para a valorização do conhecimento”, disse Romanelli.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.