Ficafé de Jacarezinho recebeu visitantes de cinco países

Feira levou café do Norte Pioneiro para milhares de pessoas no Brasil e no exterior

A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) mais uma vez teve grande projeção em todo o Brasil e até em países do exterior. De acordo com dados oficiais da organização, durante os três dias de evento foram quase 10 mil acessos de 22 estados brasileiros e quatro países do exterior que acessaram os conteúdos, disponíveis no site e no aplicativo da feira.Apenas somando os estados do Paraná e São Paulo a Ficafé 2021 teve mais de 6 mil acessos. De Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio de Janeiro também vieram números expressivos de cliques nos conteúdos da feira.Chama ainda mais a atenção o fato do evento ter atraído também participantes, além do Brasil,  da Espanha, Estados Unidos, Holanda e Alemanha, promovendo, desta forma, uma importante integração entre a cadeia produtiva local com a mundial.

Em número de pessoas, a edição 2021 da Ficafé contou com cerca de 3 mil participantes. Pelo número de acessos, é fácil notar que os visitantes acessaram o site ou a plataforma da feira em diferentes oportunidades nos três dias de evento.

Esta edição da Ficafé, a 14ª, foi novamente em formato 100% digital, assim como já havia acontecido no ano passado em virtude da pandemia. O que poderia ser um obstáculo, porém, provou ser uma oportunidade de expandir o alcance do evento. Com o auxílio da tecnologia, a feira promoveu uma projeção ainda maior dos produtores regionais com toda a cadeia cafeeira.“Acredito que atingimos nosso grande objetivo, que é levar essa produção diferenciada do local para o global, e o formato digital acabou se tornando um importante aliado neste processo”, avalia o consultor do Sebrae/PR e um dos idealizadores da Ficafé, Odemir Capello.Ainda que a tendência para os próximos anos seja da volta de eventos presenciais, a organização já pensa em adotar um formato misto, mantendo eventos online e disponibilizando todo o conteúdo em seu site e aplicativo.
PROGRAMAÇÃO – Variada, na iniciativa foram abordados temas como planejamento anual e gestão da propriedade cafeeira; agricultura 4G na cafeicultura moderna, uso de drones e vants; mercado de cafés especiais; energias renováveis nas propriedades; produção de café com sustentabilidade; evolução e aspectos técnicos de regulagem de colhedoras de café; plantio de café sem sustos e irrigação por gotejamento; o papel da mulher na cadeia do café especial; café especial do pé à xícara; uso racional de fertilizantes na nutrição e qualidade do café; poda do café e produtividade.A grade ainda trouxe palestras específicas para mulheres que atuam na produção e gestão de propriedades cafeeiras, e conteúdos relacionados à fruticultura, especificamente para a produção de maracujá, abacaxi, goiaba e morango. Temáticas como gastronomia, turismo, casos de sucesso em produção orgânica, panorama regional da agroindústria familiar, protagonismo feminino e liderança da mulher nas propriedades rurais também fizeram parte da programação.
PARCERIAS – A Ficafé 2021 aconteceu de 27 a 29 de outubro, sendo uma realização do Sebrae/PR, Acenpp (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Cocenpp (Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-PR) e Prefeitura de Jacarezinho.A feira contou com o apoio do Sindicato dos Corretores de Café no Estado do Paraná (Sincafé), Fecomércio PR, Senac, Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná (Amucafé), Probat, Leogap, Bunn (Reportagem: Lucas Aleixo)
Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.