Escola capacita lideranças do NP

A Escola de Desenvolvimento de Líderes, uma iniciativa do Sebrae/PR, concluiu a capacitação de 15 presidentes e diretores de associações comerciais do Norte Pioneiro. O curso foi ministrado no escritório do Sebrae em Jacarezinho.

No período, os grupos de participantes aprenderam sobre cultura da liderança e liderança estratégica e também receberam consultoria individual.
O consultor do Sebrae em Jacarezinho Matheus Honório Poleto explicou que, ao final da capacitação, foram apresentados projetos com a proposta de ações pensadas durante o treinamento. “Lideranças e pessoas de influência das cidades do Norte Pioneiro, que podem contribuir para a concretização dos projetos elaborados durante o curso, participaram da apresentação”, contou. Segundo o consultor, representantes de seis associações comerciais da região concluíram o treinamento.
Entre elas está a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Joaquim Távora (Acejota), Alzira Inamine Shimizo. Na avaliação dela, o curso foi bastante dinâmico e muito proveitoso, já que foi voltado especificamente para lideranças de associações empresariais. O projeto final, apresentado pelo grupo de Alzira, foi trabalhar para que a Acejota atue como agente de transformação local e faça a intermediação entre o poder municipal e pequenas empresas para que estas comecem a participar das compras públicas. “Queremos informar e esclarecer os empresários e acabar com o mito de que a prefeitura não paga ou que é difícil participar de licitações”, afirmou.
Já o grupo da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead), Sílvia Flores(foto), desenvolveu um projeto para a implantação da Sala do Empreendedor e de uma agência regional da Junta Comercial do Paraná no município.

“Tivemos um crescimento de 15% nos MEIs em relação ao ano passado, mas estes microempreendedores não estão sendo assistidos. Para ter acesso à Jucepar, os empresários de Andirá precisam viajar 60 quilômetros para cidades vizinhas. Queremos otimizar o tempo deles”, justificou.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Siqueira Campos (Acisc), Anderson Adalton da Silva, o que mais marcou no curso foi a importância do trabalho em equipe. O grupo de trabalho da Acisc criou um projeto para levar ao município de Siqueira Campos um Ponto de Atendimento do Sebrae. “Sentimos a necessidade de os nossos empresários terem um contato maior com a entidade, participar de cursos e se aprimorarem, como fizemos aqui”, argumentou. Segundo ele, o Sebrae mais próximo é o de Jacarezinho, que fica a cerca de 80 quilômetros.

Sentimos a necessidade dos nossos empresários participarem de cursos e se aprimorarem, como fizemos aqui”

O Programa Sebrae de Liderança busca despertar e aprimorar aptidões, além de contribuir para a formação de uma geração de líderes capazes de promover a transformação na sociedade. Os estudos sobre o papel e as características dos líderes, a cultura e liderança estratégica ajudam na formação de lideranças atuantes e comprometidas com suas comunidades.

Projetos

A Associação Comercial e Empresarial de Cambará (Acec) apresentou um projeto para a realização de um feirão do comércio no município. Já a Associação Comercial e Empresarial de Ibaiti (Aceib) propôs uma pesquisa de campo para o direcionamento dos novos projetos da própria entidade. Por último, a Associação Empresarial de Ribeirão Claro (Aerc) sugeriu ações voltadas à viabilidade e desenvolvimento para a implantação da Carta Fiança (SGC) e da Certificação Digital, por exemplo.
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis  regionais e 13 escritórios.

A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.