Operação e manutenção de motoniveladora

Terminou neste final de semana o curso de Operação e Manutenção de Motoniveladora, promovido na comunidade, numa parceria entre a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural.
O curso teve carga horária total de 40 horas e foi realizado durante toda a semana. De acordo com instrutor de mecanização agrícola do curso, o engenheiro agrônomo Newton Cardoso, o objetivo principal foi capacitar alunos a operar a máquina de forma eficiente e segura, com procedimentos de manutenção e conservação do equipamento.“Houve uma parte teórica, mas, optamos mais por prática. Eles captaram bem, apesar de ser uma máquina complexa. Além de operar, tem que entender a máquina no campo”, explicou, enfatizando que foram apontadas dicas necessárias para ter um bom desempenho com o equipamento, o funcionamento dos comandos, transporte e questão de segurança.
O curso oferecido gratuitamente foi uma opção de capacitação para os dez alunos que integraram a equipe. Alguns já possuíam certa experiência com o equipamento, porém era preciso de certificação para que possam trabalhar, por isso, os alunos passarão por avaliação para que possam ser aprovados.
Outros tiveram o contato pela primeira vez. Segundo o instrutor, todos foram muito bem. Para o Secretário de Agricultura do município, Renato Martins, este tipo de curso é caro e o fato desta parceria ter possibilitado gratuidade deu oportunidade para que todos os interessados pudessem se inscrever.Renato disse que esta parceria não é a primeira: “Já fizemos dois cursos de Operador de Pá Carregadeira e este ano promovemos um curso sobre Cultivo de Frutas Tropicais – banana, laranja, maracujá, abacaxi, entre outros -, no Patrimônio Nossa Senhora Aparecida”, destacou, enfatizando que no início do ano fez o pedido de outros cursos e aguarda a liberação.
Atualmente, o mercado de operadores de máquinas pesadas, a exemplo de motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, empilhadeira, pá carregadeira e trator agrícola, tem se tornado um ramo com muitas demandas e campo de trabalho. A motoniveladora é utilizada em obras de construção civil de grande escala, em conjunto com outros maquinários, principalmente para nivelamento de estradas ou patamares.

reuniao 009

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.