Copel investe em 7 cidades do Norte Pioneiro

Região se prepara para a retomada da economia, com planejamento e projetos de turismo e o agronegócio

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) destacou nesta segunda-feira, 31, os investimentos da Copel na ampliação da rede elétrica, para garantir os investimentos pós-pandemia no Norte Pioneiro. A empresa paranaense investe para que a ocorrência, abrangência e duração dos desligamentos de energia sejam cada vez menores em Santa Amélia, Sapopema, Salto do Itararé, Japira, Jundiaí do Sul e Nova América da Colina. Nessas cidades, estão em construção cinco subestações que ficarão prontas ainda este ano, além da implantação de estações de chaves, para evitar transtornos aos usuários e empreendimentos industriais e comerciais.

Em Bandeirantes, a Copel colocou em operação sua primeira usina solar, com potência para gerar energia suficiente para atender ao consumo de cerca de 10 mil pessoas. “O Norte Pioneiro se prepara para a retomada da economia, com planejamento e projetos que visam investir nas suas principais potencialidades, o turismo e o agronegócio. A infraestrutura em energia elétrica, associada aos investimentos nas rodovias, vai ajudar o Norte Pioneiro a alavancar o desenvolvimento e retomar com impulso a economia paranaense”, considera Romanelli.

Subestações — Em Sapopema, Santa Amélia e Salto do Itararé estão em construção três subestações que vão melhorar o atendimento à região. A previsão é de que as unidades fiquem prontas ainda este ano. Já os municípios de Japira, Jundiaí do Sul, Nova América da Colina e Sapopema ganharam novas estações de chaves, que diminuem os riscos de queda de energia da Copel. Estação de chaves é uma estrutura que possibilita a operação da rede elétrica aos moldes de uma subestação, com a vantagem de ser mais leve, ficar distribuída entre os postes e contar com todos os recursos da automação e monitoramento remoto.

Vale lembrar que no Norte Pioneiro, apenas três municípios não são atendidos pela Copel: Jacarezinho, Ribeirão Claro e Barra do Jacaré. Em todos os demais, os investimentos do Estado garantem a estabilidade do sistema elétrico, o que permite aos municípios planejar ações para atrair empreendimentos, que geram emprego e renda em toda a região.

Para Romanelli, a construção de subestações e implantação de estações de chaves permite a instalação de equipamentos de automação e melhorias nos sistemas de comunicação e de distribuição que atendem áreas urbanas e rurais. “A meta é evitar prejuízos aos empresários, com os desligamentos de energia elétrica, o que provoca a interrupção da produção. Com esses investimentos, a Copel aposta na proposta de desenvolvimento debatida entre o Governo do Paraná e os municípios do Norte Pioneiro”, avalia o.

Sustentabilidade
 Além de promover melhoria no abastecimento, a Copel também atua com a produção de energia limpa no Norte Pioneiro, o que garante sustentabilidade e compromisso social com a região. Em Bandeirantes, desde março deste ano, está em operação a primeira usina solar da Copel. A unidade tem capacidade de produção de 5,36 MWp (megawatt-pico) de potência instalada, o suficiente para atender o consumo de cerca de 10 mil pessoas.

 

A companhia implantou em uma área de 10,35 hectares (o tamanho de quase dez campos de futebol) um complexo solar formado por 6.900 placas fotovoltaicas. Cada placa é formada por células fotovoltaicas de silício policristalino, que são interligadas em série e reagem com a incidência dos raios de sol, liberando elétrons que são transferidos para um circuito dentro da placa ou painel solar.

A energia gerada em Bandeirantes é usada para compensar o consumo, resultando em desconto na conta de luz dos usuários. A Copel implantou e opera a unidade de geração distribuída de energia, e o cliente assina um contrato de aluguel da usina.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.