Avançam assentamentos em cinco cidades da região

Sapopema, Jacarezinho, Wenceslau Braz, Carlópolis e Santana do Itararé 

Está previsto, para a primeira metade de novembro, o início dos trabalhos de medição e demarcação topográfica georreferenciada de perímetro e parcelas em 149 assentamentos paranaenses, dos quais cinco no Norte Pioneiro.
O investimento do governo federal destinado à execução será de R$ 3,3 milhões. Outros R$ 57,1 mil servirão à fiscalização dos serviços pelo Incra.
O georreferenciamento e a posterior certificação no Sistema de Gestão Fundiária são etapas necessárias para a titulação definitiva nas áreas de reforma agrária.
“Com o título em mãos, o assentado tem a segurança jurídica necessária para a continuidade das atividades agrícolas”, diz o superintendente do Incra no Paraná, Robson Luís Bastos (foto principal).
O contrato Incra x Seta Serviços de Agrimensura Ltda prevê quatro assentamentos no Norte Pioneiro:
Fazenda Bebedouro, em Santana do Itararé;
Fazenda Jacarezinho, em Jacarezinho;
Ribeirão Bonito, em Carlópolis e
Santa Madalena, em Wenceslau Braz.
E o contrato Incra x Ambientagro Engenharia Ltda mais um assentamento:
Fazenda Bom Sucesso, em Sapopema.
O atendimento às demandas será feito por cinco empresas, selecionadas a partir de ata de registro de preços. As medidas atenderão 5,7 mil famílias.
Os contratos têm vigência até setembro de 2023. Conforme Bastos, as atividades executadas não representam qualquer gasto aos assentados. Ocorrem sem a contratação de intermediários. “O Incra não tem despachantes, os serviços são gratuitos”, adverte.
Os trabalhos de campo serão acompanhados por uma força-tarefa da autarquia. Isso porque não envolvem apenas a atuação das empresas privadas, mas também o controle e fiscalização dos recursos investidos, atribuições sob responsabilidade dos servidores do instituto.
Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.