Alterados bairros no rodízio de SAP

Crise hídrica atinge cidade polo comercial do Norte Pioneiro

Em função da necessidade de ajustes operacionais, aconteceu a alteração dos setores 5 e 6 (sexta-feira e sábado). Vale agora o que segue:
 
Sextas-feiras – Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 5 – Jardim São Francisco; Vista Alegre; Jd. Egéa; Jd. Palmeiras; Jd. Murakamy; Centro (parte baixa a partir da rua Benjamim Constant); Jd. Santa Mônica; Monte das Oliveiras; Jd. São Paulo.
Sábados  Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 6 – Jd. Saúde; Jd. Sol; Jd. Campestre; Jd. Maria Luiza; Jd. Baggio; Vila Coelho; Centro (próximo ao Colégio Tiradentes); na região baixa a partir da rua Abilon Souza Naves; Jd. Murumby; Jd. Santos Dumont; Jd. Paraíso e Sindicato (parte baixa); Monte Sinai; Maria Tereza Rennó; Rennó Parque; Jd. Tarumãs; Jd. Parque Pavão I e III; Jd. Roberto Rennó; Jd. Vitória Regia; Jd. Vila Rica; Vila Rennó I; Yazaki.

Os outros dias continuam como estava programado: 
Confirmado o cronograma de implantação do sistema de rodízio em Santo Antônio da Platina. A adoção do rodízio é necessária porque a estiagem severa provocou queda na vazão do Ribeirão das Bicas, manancial de abastecimento do sistema. O rodízio permite que a água seja distribuída de forma regular para toda a cidade.
Santo Antônio da Platina foi dividida em 7 setores para alternar o abastecimento. Os bairros em rodízio terão a suspensão do abastecimento a partir das 7h da manhã, com normalização prevista a partir das 8h do dia seguinte, sempre de forma gradual.

A Sanepar orienta o uso racional da água, dando prioridade para alimentação e higiene pessoal. Vale lembrar o Decreto Estadual aprovado em 5 de agosto de 2021, que estabelece que, “em situação de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é consumo humano e dessedentação de animais.”

O rodízio está previsto para o período de 27/09/2021 a 17/10/2021 e poderá ser paralisado caso ocorra a regularização das chuvas na região.

PROGRAMAÇÃO DO RODÍZIO

Segundas-feiras – Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 1 – Jd. Dr. Jamidas; Santo Ângelo; Aparecidinho I, II e III; Jd. Alceu Garbelini; Jd. Jr. Afonso; João Furtado; Porto Seguro.

Terças-feiras – Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 2 – Jd. São João; Jd. Álvaro Abreu; Jd. São Pedro I e II; Vila Ribeiro; Jd. Santa Cruz; Jd. Alphaville; São Cristóvão; Jd. Sumaré.

 

Quartas-feiras – Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 3 – Jd. Parque Jandira; Jd. Sindicato; Jd. Bella Vista; Jd. Minas Gerais e Parque Industrial; Jd. Santo André; Vila Claro; Jd. Santa Terezinha; Jd. Gralha Azul; Jd. Bela Manhã; Jardim Santo Antônio 2.
Quintas-feiras – Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 4 – Vila Sete; Jd. Eldorado; Jd. Colorado; Jd. Moralina; Jd. Alvorada; Jd. Colina Verde; Jd. Eunice Eleutério; Jd. Riviera Park; Santa Crescência; Monte Verde; Jd. Belagio; Hospital Regional.

Sextas-feiras e sábados como foi publicado acima.

Domingos – Início do rodízio às 7h, com normalização a partir das 8h do dia seguinte.
Setor 7 – Centro (parte alta); Vila São José; Jd. Isaura.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA:

DIMINUIR O TEMPO DE BANHO – Para um chuveiro de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

ESCOVAR OS DENTES (FOTO) E FAZER A BARBA – Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre-se de que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.

VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.

LAVAR LOUÇA – O ideal é acumular a louça. Empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.

REDUTOR DE ÁGUA – Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits. Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador. Considerando o consumo médio da torneira de pia da cozinha, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, mais 1.800 litros em um mês.

LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR – Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro.

VAZAMENTOS – Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um furo de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

 

Em situações como essa, a Sanepar pede aos clientes que priorizem a água para consumo humano (higiene e alimentação) e façam uso econômico. Colabore. Não desperdice.

Podem ficar sem água, principalmente, clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.