Governo estadual ergue Parque de Cultura e Inovação na UENP

Terá 120 mil metros quadrados e será construído em Jacarezinho

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, confirmou nesta sexta-feira, 22, ao deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) o repasse de R$ 259 mil para criação do Parque de Cultura, Extensão e Inovação da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná).

No novo espaço será implantado um planetário, museu, salas multiuso, galpão cultural, incubadora de empresas e um local destinado ao desenvolvimento de protótipos de produtos, chamado de “espaço maker”.

“A Uenp está inserida em uma região onde há instituições de pesquisa e inovação que incentivam a criação de novos produtos e serviços, como o Tecpar, o Instituto Federal e a Universidade Federal Tecnológica. Com mais esse investimento, a Uenp poderá incentivar ainda mais o ensino tecnológico, com foco na inovação para melhorar a vida das pessoas e formar profissionais conectados com a tecnologia e o mercado”, enfatiza o deputado.

O Parque terá 120 mil metros quadrados e será construído em Jacarezinho. A meta é impulsionar as atividades culturais, de extensão, empreendedorismo e inovação em todos os 46 municípios da região.

Referência — Romanelli disse, ainda, que a proposta da Uenp é transformar o parque em um centro regional de referência cultural, permitindo à comunidade do Norte Pioneiro a participação e acesso à oficinas e exposições culturais, exposições científicas, atividades de diversos projetos de extensão, ações de empreendedorismo e inovação e oficina de línguas.

A reitora Fátima Padoan explica que, além disso, a meta é criar o Circuito Sustentável do Norte Pioneiro, que contará com o envolvimento e participação de acadêmicos dos cursos de biologia, química, física, matemática, história, português, inglês e libras. Esse processo, segundo ela, envolve parcerias importantes com a prefeitura de Jacarezinho, o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e a Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

“Nosso desejo é desenvolver e fortalecer cultural e economicamente a região. Esse espaço irá beneficiar, por meio de oficinas culturais permanentes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos dos bairros de Jacarezinho, como o Jardim São Luiz, Jardim Castro, Vila Prestes, Vila Setti, Panorama e Aeroporto, além de outros bairros mais distantes e nossa comunidade acadêmica”, disse.

Parceria — Para incentivar a unificação entre a educação e o desenvolvimento tecnológico, o Tecpar cedeu parte das instalações da unidade em Jacarezinho para a Uenp. Também foram disponibilizados três colaboradores para o desenvolvimento de soluções em conjunto com o corpo acadêmico da universidade.

Dessa forma, avalia Romanelli, a Uenp passa a se identificar cada vez mais com a região, por meio do incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico. “O Norte Pioneiro tem na agricultura e pecuária sua maior fonte de economia. A Uenp tem a responsabilidade social com a região e atua nos diversos segmentos econômicos, com a difusão de tecnologias de gestão para a melhoria da competitividade das organizações públicas e privadas, o que faz com que o Norte Pioneiro seja um expoente no Paraná”.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.