Santo Antônio, Cornélio e Jacarezinho recebem Mostra de Arte Afro-brasileira

Parceria do SESI com a Universidade Estadual do Norte do Paraná

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Serviço Social da Indústria estão realizando, entre os dias 5 a 23 de novembro, a 4ª Mostra de Arte Afro-brasileira, nos municípios de Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio e Jacarezinho. As atividades são gratuitas e os inscritos receberão certificados de participação.

A Mostra foi aberta na segunda-feira, dia 5, no campus Luiz Meneghel (auditório Thomaz Nicoletti), em Bandeirantes. No cronograma estiveram a exposição de artes visuais de diversos artistas paranaenses e paulistas; o espetáculo teatral “Por que não tem Paquita Preta?”, da Cia Selvática (Curitiba); e uma Oficina de Capoeira Angola, com o professor Pedro Jangada, do Centro de Capoeira Ouro Verde, de Serra Grande – Bahia.

Nesta terça-feira, dia 6, as atividades ocorreram nas dependências do Teatro Sesi (Serviço Social da Indústria) de Santo Antônio da Platina. O evento teve início às 20 horas, com  abertura da exposição “Orum – Ayê”, do escultor André Reis, aluno da UENP (Campus de Jacarezinho). Na sequência, o grupo platinense Chorões da Madrugada tocaram memoráveis composições do samba brasileiro em um animado show com entrada franca.

No dia 12 (segunda), é o dia do Campus Universitário da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) receber a programação da Mostra. Às 20 horas, o grupo de maracatu “Sementes de Angola”, de Londrina, abrirá o evento com um cortejo pelas dependências do Campus. Em seguida, ocorre a solenidade de abertura da exposição “Celebração Ancestral”, do artista plástico CACosta, da cidade de Ourinhos. Na sequência, a professora-doutora Maria Carolina, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), proferirá a conferência intitulada “Literatura afro-brasileira em perspectiva”. Para finalizar, o evento contará com o show do Grupo Tons Afro (Ourinhos).

Dia 14 (quarta-feira), o Campus de Jacarezinho também contará com atividades da Mostra. Nos Centros de Letras, Comunicação e Artes e Ciências Humanas e da Educação (CLCA/CCHE), o Grupo de Capoeira Modelo e Cidadania abrirá o evento com roda de capoeira que será realizada a partir das 19 horas, na Praça da Ágora. Na sequência, dar-se-á a cerimônia de abertura da exposição coletiva “Poéticas da Negritude”, com declamação de poemas e atrações culturais. Na ocasião, a professora-doutora Maria Carolina (UEL) proferirá a conferência sobre literatura afro-brasileira, que será procedida da apresentação musical do Grupo Aruanda, de Jacarezinho. Após a realização das atividades nos campus da Universidade, a Mostra de artes visuais estará instalada no Museu Dom Ernesto de Paula, em Jacarezinho, de 19 a 30 de novembro.

De acordo com a produção do evento, em tempos adversos a? promoção e a? realização de projetos e eventos culturais que focalizem as culturas negras no Brasil, sobretudo na região do Norte Pioneiro do Paraná, a programação completa da Mostra visa estimular a produção cultural de artistas – negros ou não – que apresentem, em suas obras, uma poética da negritude. O objetivo desta ação, portanto, é propiciar a toda a comunidade regional, um momento de reflexão sobre as relações étnico-raciais por meio de expressões estritamente artístico-culturais.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, ainda ressalta o crescimento da Mostra de Arte Afro-brasileira ao longo dos anos. “Nas edições passadas, a Mostra contemplava apenas artes visuais. Neste ano, com a entrada do SESI como importante parceiro, conseguimos contemplar outras áreas artísticas como a música e também o teatro. Teremos, portanto, neste ano, atividades culturais diversificadas, em diversos formatos”, finaliza.

 Mais informações:

www.sesipr.com.br/cultura

www.facebook.com/sesiculturapr

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.