Projetos Sociais do 2º BPM necessitam de apoio da comunidade

Atendem cerca de 150 crianças

Os Projetos Sociais do 2º Batalhão de Polícia Militar com sede em Jacarezinho, como o Polícia Mirim, em Jacarezinho e Siqueira Campos, a Escolinha de Futebol do 2º BPM e a Escolinha de Karatê Shotokan do 2º BPM atendem juntos cerca de 150 crianças com aulas de esportes, civismo, física e ainda focam em melhoras nas notas escolares.

O comandante do 2º BPM, tenente coronel José Luiz de Oliveira designou o sargento Wagner Luiz de Almeida como coordenador da unidade. O sargento explica que os projetos necessitam de auxílio da comunidade e de empresários para continuarem com o objetivo de afastar as crianças das ruas e drogas e aproximar a Polícia Militar e a comunidade.

Para Wagner, as necessidades mais urgentes são no auxílio para o fardamento dos alunos da Polícia Mirim e um investimento para a criação da Banda Musical com compras de instrumentos. Segundo ele, seriam cerca de 25 a 30 fardamentos com uma média de R$ 150 cada. Os instrumentos seriam um valor mais elevado, na faixa de R$ 13 mil.

“Já estou feliz com os resultados que já temos. A grande maioria dos alunos que passaram aqui ou ainda estão, já estão no mercado de trabalho, estudando. Tivemos alunos que conseguiram entrar no IFPR. É uma vitória. Estamos cumprindo com o objetivo de afastar esses jovens das ruas e das drogas e promover um futuro promissor a eles”, destacou Wagner.

Projetos

Segundo o sargento, o primeiro projeto criado foi a Escolinha de Karatê Shotokan com o professor Alexandre Crispim. Atualmente a escolinha atende cerca de cinquenta alunos. Em 2010, Wagner juntamente com o soldado Antonio Carlos começaram atividades do Ministério Alcance com as crianças envolvendo em atividades sociais no 2º BPM.

Em meados de 2013 foi criado a Polícia Mirim Integrada na sede do batalhão, que atualmente conta com cerca de 25 alunos anualmente, assim como o projeto criado ano passado em Siqueira Campos, nos moldes do projeto da sede em Jacarezinho.

O último Projeto Social criado foi a Escolinha de Futebol. Com ela, os alunos continuam as atividades junto ao 2º BPM e ficam mais longe das drogas e das ruas. “Fazemos com esses alunos também momentos de lazer. Fechamos uma parceria com a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), onde muitos deles não tinham condições e agora podem participar desses momentos alegres juntos”, contou Wagner.

Segundo ele, para ingressar no projeto Polícia Mirim Integrada é necessário passar por uma prova teórica e física, semelhante aos moldes do concurso da Polícia Militar. “Cobramos também boas notas na escola e ensinamos civismo e educação física”, explicou. Segundo o sargento, a maioria dos alunos são do bairro Aeroporto, devido à proximidade com o 2º BPM, mas existem também alunos de outros bairros.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.