Norte-pioneirense recebe prêmio

O radialista e policial civil Élcio Pinto Roque, de Siqueira Campos(trabalha em Wenceslau Braz) recebe nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Prêmio Paz Paranaense pelas iniciativas em combate ao uso de drogas e ao abuso sexual. Élcio Júnior, como é conhecido, receberá a homenagem em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná, a partir das 18 horas.

A honraria é outorgada às pessoas físicas ou jurídicas que realizam trabalho nas áreas de prevenção e tratamento ao uso de drogas, tendo como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências desenvolvidas no Paraná. “É um Prêmio entregue àqueles que contribuem para a garantia e o resgate da dignidade humana na área de prevenção do uso de drogas e de atenção e tratamento de dependentes de substâncias psicoativas e de outras naturezas”, informa o homenageado.

Ao todo, 25 pessoas e instituições receberão a premiação. O Prêmio Paz Paranaense foi idealizado no ano passado, durante o I Congresso Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná, realizado de 6 a 8 de outubro, em Pontal do Paraná. O evento é promovido pelo Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná. Já o Prêmio foi lançado na Assembleia Legislativa em Audiência Pública sobre Políticas sobre Drogas, realizada no Plenarinho, no dia 7 de março deste ano.

São premiadas pessoas físicas e jurídicas em sete categorias: Escola e Universidade, Setor Público, Entidade Privada, Sociedade Civil Organizada, Gestão Intersetorial e Pessoa Física – Agente Colaborador e Agente Beneficiado. O chamamento para o Prêmio foi público e as inscrições foram realizadas via página eletrônica do Departamento de Políticas sobre Drogas da SESP/PR (www.politicasobredrogas.pr.gov.br) no período de 10 de março a 13 de junho deste ano.

Premiado – O investigador de Polícia da Delegacia de Wenceslau Braz realiza palestras referentes ao combate ao uso de drogas e contra o abuso sexual. O trabalho é voluntário e realizado gratuitamente, nos dias de folga, visando orientar sobre os perigos das drogas nos dias atuais. “O trabalho começou a partir da percepção de que tanto os adolescentes e jovens, quanto pais e professores ficam perdidos, ou seja, não sabem como reagir diante de uma situação de uso de drogas de alguém muito próximo”, explica o policial.

Desde que iniciou neste trabalho, ele já proferiu mais de 60 palestras em escolas municipais, estaduais e particulares, Conselhos Tutelares, instituições de proteção a crianças, departamentos municipais de assistência social, Apaes, faculdades e reuniões pedagógicas, entre outras, dos municípios de Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Salto do Itararé, Tomazina, São José da Boa Vista, Santana do Itararé e Arapoti.

O público alvo inicialmente eram crianças e adolescentes, mas o trabalho despertou o interesse de professores, pais e conselheiros tutelares, que solicitaram a apresentação do tema a famílias em situação de risco, estudantes universitários e alunos da Educação de jovens e Adultos. Élcio Júnior será o único norte pioneirense a receber o Prêmio entre os 25 selecionados. A lista completa de todos os selecionados, bem como o convite oficial para participar da solenidade, podem ser acessados na galeria de imagens.

Texto e foto: Valdir Amaral/Especial para o npdiario

Premio Paz Paranaense 2

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.