Doação de imposto de renda pode ajudar projetos

Com o tema “Leão Amigo das Crianças e Adolescentes”, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) de Andirá, lançou uma campanha de incentivo e fortalecimento das políticas de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes da comunidade. Empresas e pessoas físicas podem fazer doações de parte do seu Imposto de Renda. Quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição e auxiliará diretamente o Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente.
Para participar é simples. A primeira opção é a doação direta na conta do Fundo: Agência 0891-5 / Conta 19648-7 / Banco do Brasil / CNPJ: 12.350.891/0001-89. Feito o depósito, identificado, o doador deverá comunicar pessoalmente a doação efetivada, informando o nome e CPF, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (que fica no prédio da Prefeitura, junto com a Secretaria Municipal de Ação Social) -. O Conselho irá emitir um recibo ao doador. Esta doação pode ser feita durante todo o ano e poderá corresponder até 6% do Imposto devido.
Outra maneira é fazer a doação no momento da realização da Declaração do Imposto de Renda, no período entre 1º de março a 30 de abril. Neste caso, funciona assim: No preenchimento da declaração (formulário completo), busque o menu “Resumo da Declaração. Ao abri-lo, aparecerá o campo “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Selecione o tipo de “Fundo Municipal”, selecione a unidade federativa “ PR “ e selecione o CNPJ do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNPJ: 12.350.891/0001-89). No campo “valor limite para doação”, aparecerá até quanto você poderá doar. Em seguida, preecha no campo “Valor”, a quantia a ser doada.
Após, o contribuinte deve ir ao ítem “imprimir” e clicar na opção “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Imprimir o documento e fazer o pagamento na rede bancária até o dia 30 de abril. Nesse modelo, pessoas físicas podem doar até 3% e pessoa jurídica até 1% do imposto devido. Com a arrecadação, o dinheiro é repassado às entidades, projetos e serviços que atendem crianças e adolescentes através da aprovação de projetos, sob responsabilidade do Conselho.
A Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Ionete Ferraz de Araújo Madóglio , destacou que o mais importante será o retorno que o município terá para a incrementação das políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes. “Quem faz a doação poderá acompanhar de perto todas as ações e investimentos feitos pelo conselho no município. É importante e bem fácil contribuir”, disse. A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, também enalteceu a importância da ação. “O conselho, que atua como entidade fiscalizadora, tem a missão de garantir que os recursos cheguem a projetos de instituições idôneas, que prestam um atendimento social importante ao público infantil e adolescente em Andirá”.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.