Campanha visa capacete

Começa campanha da AFAD (“Amigos Fazendo a Diferença”) 

A Imprensa responsável, a Associação Comercial e Empresarial, médicos como Carla Abreu, Diego Ralph Burani , José Mário Lemes, Elenir Aparecida Doles Godoy  e Anderson Hinterlang, empresários como Nelson de Camargo, e muitos outros (os nomes serão divulgados ao longo da semana), iniciaram uma campanha neste final de semana, em Santo Antônio da Platina.

Nesta segunda-feira, dia 18, às 20 horas, haverá leilão de um cavalo macho da raça Crioulo (foto ilustrativa) na Estância Carranca ( Arão Dias Neto), doado por Daniel Drissen.

A ideia é auxiliar já quem espera leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), ” a campanha é de toda a comunidade e foi inspirada em exemplos de Curitiba e do interior paulista; vamos arrecadar recursos para adquirir aparelhos e doar para serem destinados aos pacientes em estado grave”, detalha doutora Carla, pediatra carioca radicada na Cidade Joia.

Um dos objetivos é adquirir, entre outros, o capacete Elmo (fotos), que pode realmente evitar a evolução de pacientes com a  Covid-19 para quadros de maior gravidade.

“A situação é catastrófica, não há vagas na UTI do Regional, precisamos de mais equipamentos para o Hospital Nossa Senhora da Saúde (atende Santo Antônio da Platina e região), como capacete Elmo, aparelhos de gasometria, máscaras de oxigênio e outros, como forma de estabilizar pacientes. Juntos somos mais fortes”, disse o médico José Mário.

A conta é a 27054-6 ( Sicredi ). Agência 0720 . Acesap.

 

Elmo é um capacete de respiração assistida, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.

Envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação. Com esse equipamento, pode-se prevenir o procedimento de intubação e todos os seus efeitos para o paciente.

Na busca por soluções a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em abril/2020 tinha como ponto de partida a produção de um respirador próprio. Foi sugerido então um capacete como já existia o uso em outros países. Os pesquisadores começaram a desenvolver o ELMO, que gera uma pressão positiva em relação a pressão atmosférica e isso ajuda os pacientes com dificuldade de oxigenação é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo. É indicado para pacientes com quadro clínico leve e moderado que precisam de internação e suporte de oxigênio.

Também auxilia casos que começam a evoluir para gravidade, de modo que pode evitar intubação em até 60% dos pacientes. Dr Marcelo Alcântara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará que esteve junto nesta parceria de desenvolver o Elmo, avaliou o uso e acompanhou a total recuperação dos pacientes testados com COVID. Em outubro/2020 foi autorizado pela Anvisa.

O capacete oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de UTI, ser também desinfectado e reutilizado. Outro diferencial do equipamento é que seu custo é bem inferior aos valores investidos em respiradores mecânicos e mais seguro também para os profissionais de saúde que o manuseiam, já que, como o capacete é vedado, não permite a propagação do vírus.

Depoimentos sobre o capacete: https://www.facebook.com/hospitalmarcelinochampagnat/videos/833639354166415

Veja aqui mais detalhes sobre o capacete Elmo: https://www.unifor.br/-/esmaltec-inicia-producao-de-capacetes-que-reduzem-necessidade-de-intubacao-de-pacientes-com-covid-19

 

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.