Sepultado corpo de ex-prefeito de Jacarezinho

Ele foi homenageado como pessoa pública e profissional da área de saúde

O corpo do Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira, após ser velado na câmara de vereadores e transportado pelo corpo de bombeiros, foi sepultado na manhã neste sábado, dia 20, no Cemitério São João Batista, em Jacarezinho.

Estava em sua residência quando faleceu, tinha 91 anos, e sofreu insuficiência cardíaca.

Há 60 anos chegou em Jacarezinho (1961). O carioca, médico, era bem humorado e carismático, chefiou o executivo local duas vezes nas décadas de 1980 e 90.

Teve cinco filhos (Emmanuelzinho, falecido aos 33 anos; o jornalista Guilherme, conhecido como Guigo, residente em Curitiba; Cláudia; Maurício e Fernando Emannuel. chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.

Deixou a esposa, Lurdinha, e também 13 netos.
Decretado luto oficial por três dias.

O médico foi o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 no Norte Pioneiro.

Em 2016, ao completar 55 anos de medicina, Dr. Emmanuel foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que lhe conferiu o Diploma de Honra ao Mérito Ético. Foi também um dos fundadores da Unimed do Norte Pioneiro, membro do Rotary, professor de universidade e fundador do Fejacan (Festival Jacarezinhense da Canção). Foi presidente da Santa Casa de Jacarezinho, de 2006 a 2008 e pelas direções técnica e clínica. Carnavalesco, foi homenageado pela Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, que lhe conferiu o título de “Dr. Emmanuel, médico do povo”.

Nas fotos, aparece com filhos, noras,  esposa, e com o atual prefeito, Marcelo Palhares.

“Um ser humano ímpar com um coração do tamanho do mundo. Excelente cirurgião que fazia questão de dividir seus conhecimentos com os colegas mais novos. Sempre animado e com uma palavra de conforto para colegas e pacientes. Em dezembro de 1981 foi padrinho de casamento meu com a Helena, no Rio de Janeiro, na Igreja da Urca. Sempre que encontrávamos era uma festa. Que Deus o receba em seus braços e cuide dele tão bem quanto ele cuidava de seus pacientes”.

A manifestação é do amigo Jorge Cendon Garrido, presidente da Associação Médica de Santo Antônio da Platina e ex-presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) lamentou o falecimento nesta sexta-feira. “Jacarezinho perde um grande profissional e uma pessoa admirável. Sempre lutou pela democracia e trabalhou por e para Jacarezinho, atendendo aos pacientes na Santa Casa, no consultório e no Sindicato Rural. Hoje o sentimento é de gratidão por tudo o que fez por Jacarezinho e pelo Norte Pioneiro, e de tristeza, ao mesmo tempo. Nossos mais sinceros sentimentos à toda família”, disse o parlamentar.

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.