Dia da Bandeira Nacional em Jacarezinho

O 2º BPM comemorou o símbolo da soberania do Brasil

Nesta sexta-feira, dia 19, na Sede do 2º Batalhão, em Jacarezinho, os policiais e bombeiros militares participaram da solenidade comemorativa ao símbolo máximo da soberania do Brasil: a Bandeira Nacional.

O evento teve início às 12 horas e foi presidido pelo Subcomandante, Major Márcio Jaquetti, que realizou a leitura da Ordem do Dia, proferida pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A cerimônia de hasteamento e incineração da Bandeira Nacional aconteceu em todas as Unidades da Polícia Militar do Paraná, cuja finalidade foi enaltecer os valores e cultuar as tradições nacionais, sobretudo o símbolo que marcou a criação da nossa pátria, mantendo, assim, vivos os ideais de ordem e progresso, que formam a base da democracia do nosso Brasil!

Segue abaixo, a Ordem do Dia, pronunciada pelo Excelentíssimo Sr. Coronel Hudson Leôncio Teixeira, Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná:

“Inicialmente as bandeiras foram concebidas com o intuito de identificar exércitos aliados. Atualmente são utilizadas como símbolo que representa o sentimento de união nacional e demonstram a soberania das nações.

No Brasil, a bandeira foi criada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889, logo após a proclamação da república. Composta por quatro cores, retrata com um retângulo verde a pujança das matas brasileiras e exprime por meio de um losango amarelo a profusão das riquezas minerais do solo. Por último, a esfera azul-celeste com estrelas, simboliza o céu brasileiro e seus 27 estados. Ao centro se sobressai uma zona branca com os dizeres “ordem e progresso”.

Cultuar o mais alto símbolo de uma nação, o qual é saudado diariamente nos seios de nossa instituição, faz parte de nossa rotina militar, reafirmando a tradição de amor, respeito e patriotismo. A importância deste culto aos símbolos nacionais, em especial nesta data, a bandeira do Brasil, fortalecem a disciplina militar e o sentimento de patriotismo.

O tremular das nossas bandeiras nos enchem de orgulho, inspirando em cada cidadão, e especialmente em nós militares estaduais, o sentimento de civismo e de amor à terra onde nascemos.

Para nós militares estaduais todo este significado é multiplicado, pois estamos investidos espiritualmente pelo amor ao próximo, pelo espírito de abnegação ao serviço, honra e do sacrifício que nossa atividade nos impõe.

Continuemos sempre com este sentimento de amor à pátria e ao próximo, como mola propulsora de nossas ações dentro da PMPR. “

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.