Siqueira Campos terá iluminação com LED

Investimento de R$ 431 mil com término de instalação das lâmpadas em dois meses

A prefeitura de Siqueira Campos trocará a iluminação convencional do centro da cidade por lâmpadas de LED. O Investimento é de R$ 431.307,60. Reunião nesse sentido ocorreu no gabinete nesta terça-feira, dia 27, os técnicos da ESB Light Indústria e Comércio , Matheus da Silva e Douglas dos Santos, om o prefeito Luiz Henrique Germano, vice Paulo César Leite dos Santos, secretário de Administração Luiz Carlos e a diretora de Projetos e Convênios,  Kelly do Carmo.

Definido que 21 vias serão contempladas com a nova e moderna iluminação. A obra deverá ser entregue a comunidade em até 60 dias.

Germano, que através do Departamento de Obras vem modernizando as vias da cidade com pinturas e faixas de sinalização de trânsito, destacou  o novo visual do centro da cidade, ” quando assumimos em janeiro demorou pelo menos 45 dias para devolver a cidade limpa para nossa comunidade, agora estamos dando um ar de modernidade ao centro, com as principais ruas pintadas, e uma nova e moderna iluminação, que entre outras vai oferecer mais comodidade e segurança aos siqueirenses”, afirmou.

Na língua portuguesa, a palavra LED significa diodo emissor de luzTrata-se de um componente eletrônico capaz de emitir luz visível transformando energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência.

primeiro LED foi criado em 1963 pelo engenheiro e inventor Nick Holonyak e era capaz de emitir apenas a cor vermelha. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da tecnologia, novas cores de LED foram desenvolvidas. Diferentemente do laser, o LED não emite luz monocromática, mas sim uma faixa pequena de determinadas cores.

Os LEDs são feitos de materiais semicondutores. Substituindo alguns dos seus átomos por outros em um processo chamado de dopagem, é possível controlar a cor emitida pelo dispositivo. Confira os exemplos a seguir: Esses dispositivos normalmente operam com tensões elétricas entre 1,5 V e 3,3 V. Os LEDs brancos, também conhecidos como RGB (do inglês, redgreen e blue) são formados por três LEDs: um vermelho, um verde e um azul.

Atualmente, é comum encontrar televisores que utilizam a tecnologia LED em seus painéis. Essa popularização deve-se a alguns fatores, como:

  • Baixo consumo de energia elétrica, em relação às lâmpadas convencionais incandescentes e as lâmpadas fluorescentes;
  • Alto rendimento, ou seja, baixa dissipação de energia;
  • Essa tecnologia é produzida com materiais semicondutores, como o silício, causando menos impactos na natureza do que as tradicionais lâmpadas de mercúrio;
  • Vida útil mais longa, podendo ultrapassar facilmente 100 mil horas de uso.

Tendo em vista tais qualidades, é possível perceber que optar por lâmpadas de LED é uma escolha interessante para a iluminação pública e residencial, pois elas são capazes de trazer mais economia e menos desgaste ambiental (Colaboração: Agência Criativa).

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Categorias e tags

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.