Ribeirão Claro lança o programa “Compra Aqui”

Iniciativa da prefeitura em parceria com o Sebrae mobiliza e incentiva empreendedores locais a ter maior participação em licitações do município

Um bom número de empreendedores locais e representantes da prefeitura e do Sebrae/PR participaram do lançamento do programa Ribeirão Claro Compra Aqui, em evento realizado nesta sexta-feira (10).

A iniciativa da prefeitura de Ribeirão Claro, em parceria com o Sebrae/PR, visa mobilizar e incentivar empreendedores do município a participar de processos licitatórios realizados por órgãos públicos, como a própria prefeitura, câmara de vereadores e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

O objetivo final é ter um aumento significativo dos valores investidos em licitações destinados a empresas de Ribeirão Claro, fomentando negócios locais e melhorando consideravelmente a economia do município.

Com empresas locais faturando mais, a tendência é que esses negócios comprem mais de seus fornecedores, aumentem os serviços/produtos oferecidos ao mercado e, principalmente, gerem mais empregos.

Em 2020, Ribeirão Claro teve apenas cerca de 30% do valor destinado a processos licitatórios ficando com empresas do município. Os demais recursos licitados foram para empresas de outros municípios, que acabaram vencendo os pleitos.

Para o prefeito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato, a implantação do programa deve resultar em uma nova realidade aos empreendedores locais. “Com esse planejamento e essa transparência vamos conseguir fazer com que muitas das licitações do município tenham participação maciça de comércios, empresas e prestadores de serviços aqui de Ribeirão Claro. Será que um valor importante que vai passar a circular dentro da nossa economia, que fatalmente vai crescer e gerar renda e empregos para a população. O resultado disso tudo é o progresso econômico e também social de Ribeirão Claro”, avalia.

No lançamento do programa a prefeitura já detalhou o planejamento de licitações aos participantes, que podem se preparar previamente para eventuais adequações aos editais e ter o preparo adequado de documentação para participação nos processos.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o projeto oferece grande potencial para Ribeirão Claro. “Vamos trabalhar no sentido de organizar a prefeitura e principalmente organizar a parte empresarial para que possa oferecer os produtos e serviços que o município precisa, estando legalmente aptos a vencer as licitações. A gente projeta que possa sair da casa dos atuais 30% de compras públicas que ficam em Ribeirão Claro e dentro de um período relativamente curto saltar para 50%, o que já seria um valor importante direcionado para a economia local”.

Outro ponto muito interessante do programa é que empresas de fora precisam apresentar valores pelo menos 10% inferiores aos valores apresentados pelas empresas locais para vencerem os pleitos.

A estimativa é que já em 2021 a participação de empresas locais em processos licitatórios de órgãos públicos de Ribeirão Claro mais que dobre no comparativo com anos anteriores.

 

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.