Prefeitura de Ibaiti faz trabalho de limpeza de bueiros e galerias

Ação minimiza o risco de alagamentos e a proliferação de mosquitos

A Prefeitura de Ibaiti, através da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos está realizando uma operação de limpeza e desobstrução de bueiros e galerias pluviais em diversos pontos da cidade.

O trabalho traz diversos benefícios para a população pois minimiza o risco de alagamentos em períodos de fortes chuvas e evita o represamento de água, responsável pela proliferação de mosquitos, pernilongos e o Aedes Aegypti, causador da dengue.

Na sexta-feira (26), homens e máquinas da Prefeitura estiveram realizando a operação na Vila Santo Antônio. Na ação, todo tipo de lixo como embalagens plásticas, garrafas e latas descartáveis, pedaços de pneus, restos de alimentos, folhas secas, terra, galhos e sobras de materiais de construção estão sendo encontrados no interior dos bueiros.

A Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos reforça o pedido de colaboração aos moradores para participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa. Para colaborarem com a saúde pública, a recomendação aos moradores é para que a matéria orgânica e o lixo, resultado de varrições, sejam recolhidos e devidamente acondicionados para o descarte adequado.

A Administração Municipal orienta aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades. Em caso de galhos, que sejam destinados em caçambas, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. A população também pode contribuir com outras medidas simples, como não deixar sacolas de lixo na rua com muito tempo de antecedência do horário do caminhão de coleta, pois a chuva pode vir e carregá-las para os bueiros.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, provocando alagamentos e trazendo prejuízos para a comunidade e os próprios moradores.

A Prefeitura pede a conscientização das pessoas para manter a limpeza da cidade e com isso contribuir com a saúde de todos.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

  1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.
  2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.
  3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, informe-se com a Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos pelo telefone (43) 3546-1118 ou 3546-1186.
  4. O material proveniente de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma caçamba de uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.
  5.  

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Inaugura moderna Clínica de Estética no centro platinense
4 horas atrás

Emagrecimento, celulite, gordura localizada, estrias, flacidez, tratamentos faciais e de retenção de líquidos Eleece é

Colégio Magnus lança a nova campanha de Rematrículas (vídeo)
4 horas atrás

Estabelecimento de ensino é referência no Norte Pioneiro O Colégio Magnus lançou oficialmente a sua

Sucesso total na Cavalgada da Efapi (vídeos)
9 horas atrás

Promovida neste domingo com grande participação   A edição 50ª da Efapi (Exposição-feira, Agropecuária e

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.