Padre Héliton desembarca em Roma para concluir Mestrado

Platinense de 30 anos estuda Teologia Gregoriana

O padre platinense Héliton Ribeiro (fotos) atravessou o oceano Atlântico e desembarcou em Roma, na Itália, na madrugada desta terça-feira, dia 156.
Permanecerá na Itália mais um ano para concluir seu Mestrado em Teologia Gregoriana*. Será a terceira vez que estará na Cidade Eterna, sendo a primeira por um mês, a segunda um ano(quando se encontrou com o Papa Francisco numa missa no Vaticano/Foto abaixo) e agora.

No final da tarde e início da noite deste domingo, dia 14, ele, que é adorado pelos católicos no Norte Pioneiro e respeitado por todas pela sua humildade e sabedoria, recebeu o npdiario na capela (fotos) do Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina, cidade onde nasceu há 30 anos.
Contou ter percebido a vocação aos 12 anos de idade durante missa presidida pelo frei Clemente Vendramin (religioso hoje com 94 anos) e, desde então, vem estudando e efetivando seu trabalho missionário e evangelizador.
Ainda muito jovem, serviu na Paróquia São José e Santo Antônio, em Cambará, em Bandeirantes e Santo Antônio da Platina.

       
Ordenado padre pelo bispo Dom Antônio em abril de 2013 com apenas 25 anos.(idade mínima exigida pela igreja), Héliton Aparecido Ribeiro sempre se inspirou nos freis capuchinhos. Estudou no Colégio Estadual Rio Branco e, já aos 14 anos, estava no Seminário Divino Mestre, em Jacarezinho, onde estudou Filosofia e Teologia por 11 anos.
O religioso atuou em paróquias, hospitais, liderou a Pastoral Carcerária e também a juventude católica, percorrendo bairros pobres das periferia platinense, “a gente não é padre para si e sim para o próximo e para Deus”, costuma afirmar, sempre abrindo o sorriso generoso no corpo iluminado, magro e vocacionado, “Jesus é minha maior alegria e motivação”, assinalou neste domingo.”Antes de desejar ser padre, pensei em ser professor ou médico, com cinco ou seis anos, mas fui chamado por Deus e sou muito feliz”, atesta.
Esteve em Ponta Grossa, passou por Curitiba, Mato Grosso, entre outros municípios e estados.

                      
Na capital italiana, ficará num colégio perto da Fontana di Trevi,obra inaugurada em 1.761 e em cujo entorno Héliton e outros padres cuidam de cerca de 300 pessoas que vivem nas ruas, com alimento e abrigo.
Também se hospedará no Pontifício Colégio Pio Brasileiro (em italiano Pontificio Collegio Pio Brasiliano), mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e administrado por um Conselho de Direção, dedicado à formação permanente de presbíteros diocesanos.

                              
Os sacerdotes/estudantes realizam estudos de pós-graduação e mestrado* no campo da Teologia, da Filosofia e de outras ciências afins, nas várias Universidades e Institutos de Roma. Por meio dessas especializações e de várias outras atividades, os estudantes buscam o aperfeiçoamento de sua formação presbiteral.
Depois, ao voltarem para o Brasil, uma vez terminados seus estudos, os padres se dedicam ao trabalho pastoral, seja nos seminários como professores e formadores, seja atuando em outras áreas: na pastoral paroquial, assessorias, pesquisa e na ação missionária Héliton ficará na Diocese em Jacarezinho quando retornar.


  • *
    A Pontifícia Universidade Gregoriana ( foto acima) é da Igreja Católica com sede em Roma, na Piazza della Pilotta. É especializada em ciências humanas, especialmente nas teológicas e filosóficas. A Gregoriana é sucessora do Colégio Romano, fundado em 1551 por Santo Inácio de Loyola, criador da Companhia de Jesus (os jesuítas), num palácio (demolido) situado na base do Capitólio. Foi a primeira escola jesuíta, tendo uma biblioteca anexa. Em 1584 o Papa Gregório XIII inaugurou a nova casa do Colégio Romano, o Palácio do Colégio Romano, na Piazza del Collegio Romano, e, em nome de tal gesto, a instituição tomou o nome de “Gregoriana”.
Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.