Norte Pioneiro já tem seis casos de sarampo

Quatro em Jacarezinho e seis em Carlópolis

O boletim epidemiológico número 12, publicado nesta quinta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde, informa que aumentou para 368 os casos confirmados. 52 foram confirmados na última semana. Outras 631 amostras ainda estão em investigação. No Norte Pioneiro, agora são dez casos, quatro em Jacarezinho e seis em Carlópolis.

Os 368 pacientes confirmados com a doença estão nos seguintes municípios: 250 em Curitiba; 5 em Almirante Tamandaré; 1 em Araucária; 1 em Balsa Nova; 2 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 10 em Campo Largo; 24 em Colombo; 2 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu, 1 na Lapa; 1 em Mandirituba; 10 em Pinhais; 10 em Piraquara; 1 em Quatro Barras; 6 em Rio Branco do Sul; 13 em São José dos Pinhais; 3 em Castro; 1 em Ponta Grossa; 1 em Irati; 2 em União da Vitória; 2 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 4 em Jacarezinho.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são:
  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

                               

PANORAMA SARAMPO AMÉRICAS – Dados do informe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) indicam que até o fim de outubro houve a confirmação de casos de sarampo em 14 países, sendo no Brasil a maior concentração de pacientes. As informações do informe da OPAS mostram que nos dez primeiros meses do ano, 15 pessoas morreram em decorrência da doença, 14 no Brasil e uma na Colômbia.

No Brasil a confirmação de casos de sarampo cresce em número e alcance territorial. Dados do Boletim Epidemiológico nº 33 do Ministério da Saúde apontam 10.429 casos confirmados da doença em 19 das 27 unidades federativas do país. O Paraná aparece em segundo lugar no número absoluto de casos confirmados, atrás apenas de São Paulo. Em 2019 foram confirmados 14 óbitos por sarampo no Brasil, sendo 13 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco.

Confira mais informações do Boletim Epidemiológico da Sesa clicando aqui.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.