Jacarezinhense usa Shrek 2 em tese de doutorado

Pela Universidade Estadual de Londrina

O professor Luiz Antonio Xavier Dias (foto),  de 36 anos, filho do casal Geni Leopoldo e Antônio Xavier Dias, natural de Jacarezinho, concluiu a graduação superior de Doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele escolheu como tema de sua tese de doutorado o filme de animação “Shrek 2”, uma produção norte-americana de 2004.

Reside há 20 anos em Santo Antônio da Platina e, atualmente, dá aulas no Colégio Estadual Rio Branco e Escola Estadual Santa Terezinha.
Luiz Dias faz parte do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação (Seed) na área de Língua Portuguesa e atua no Ensino Fundamental II, Médio e Técnico.
Ele iniciou o doutorado em fevereiro de 2016 e encerrou no dia 28 de outubro, sendo três anos e oito meses de duração com muita dedicação nos estudos e pesquisas. O título da tese que defendeu foi: “Animação Digital e Crítica Genética: O processo de criação em Shrek 2 (2004)”.

A escolha do tema se deu porque sempre teve interesse pela animação digital e pelo trabalho com o cinema. No desenrolar do tema Luiz informou que “fui investigando o processo construtivo da obra Shrek 2, desde os rascunhos ao produto final (o filme); a partir do material documental investigado, fiz diversas triangulações teóricas como a semiótica peirceana, a crítica genética, caracterização de regularidades e instabilidades do gênero”, destacou.
Como o doutorado forma pesquisadores e professores universitários e aborda temas com maior profundidade e complexidade do que o mestrado, Luiz Dias confirmou a dedicação com que teve que conduzir esse período de estudos. “Foi um trabalho de bastante fôlego, porque trazer à tona os bastidores da criação de maneira científica ainda é bem desafiador”.

         Miguel Contani, Nerynei Carneiro Bellini, Luiz Dias,  Edina Panichi, Fabiane Altino e Esther Gomes

Quanto ao futuro,o professor e,agora doutor, afirmou não pretende abandonar a docência. “Vou continuar a pesquisa na graduação, mas não abandonar o Magistério e, no futuro, pretendo continuar meus estudos a caminho do pós-doutorado”.
O Doutorado em Estudos da Linguagem da UEL é considerado Capes 5, curso de excelência, numa escala que vai de 1 a 7.

Luiz Dias tem experiência em Ensino Superior em mais de uma década através das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), hoje a Unifio – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos-SP; Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), em ambas nos cursos de Letras.É graduado em Letras/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), atualmente Uenp e é Especialista pelo mesmo Instituto de Ensino Superior (IES). Em 2015 concluiu o Mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL e, agora, o Doutorado também pela Universidade Estadual de Londrina.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.