Palestra sobre Escolinha de Futebol com entrada gratuita

O ex-atacante do Atlético-PR, Bayer Leverkusen e da seleção alemã, Paulo Rink (fotos e vídeo) estará no Norte Pioneiro nesta sexta-feira, dia 15.
O ídolo rubro-negro fará uma palestra às 19h30m no Salão de Festas da AABB(Associação Atlética Banco do Brasil) de Santo Antônio da Platina sobre a Escolinha de Futebol que ele comanda.
Na cidade, a responsabilidade será do “Gaúcho”, José Adilson Luzardo.
Às 21 horas, haverá um amistoso entre os veteranos da AABB e Colorado.
A entrada será livre principalmente para torcedores do Furacão.

Paulo Roberto Rink, 46 anos, nasceu em Curitiba e tem dupla nacionalidade que inclui a alemã por possuir ascendência. No Brasil, é mais conhecido como Paulo Rink; na Europa, apenas pelo sobrenome, Rink. Destacou-se atuando pelo Atlético-PR e, também, por ter sido convocado pela seleção alemã principal.                                               

Em 1991 entrou nas categorias de base no Clube Atlético Paranaense (já no futebol de campo) e logo após, foi convocado para a seleção brasileira sub-15, mas pouco antes de embarcar com a seleção para disputar um torneio oficial, machucou-se e assim, foi cortado. Esse fato permitiu que o jogador brasileiro fosse convocado para jogar na seleção alemã, anos mais tarde.

Fez sua estreia como profissional pela rubro negro paranaense onde, em 1990, participou de alguns jogos do Campeonato Paranaense e foi campeão. Em seguida, teve rápidas passagens pelo futebol de Santa Catarina, atuando pela Chapecoense, tendo sido o artilheiro do Campeonato Catarinense de 1995.

No segundo semestre de 1995, retornou ao Atlético Paranaense e formando dupla de ataque com Oséas, foi campeão brasileiro de 1995 na série B e virou ídolo da torcida. Seu momento mais marcante foi no jogo contra o Mogi Mirim , no quadrangular final. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 que garantiu o Atlético novamente na elite do futebol brasileiro. Foi destaque também no Campeonato Brasileiro da série A de 1996. Em 1997, foi negociado com o Bayer Leverkusen por oito milhões de dólares, quantia mais alta já paga por um jogador paranaense até então.

Na Alemanha – Naturalizou-se alemão e, em outubro de 98, foi convocado pelo técnico Berti Vogts, como primeiro brasileiro nato a jogar pela seleção alemã. O atacante disputou amistosos com Romênia e Malta. Um ano depois, ainda jogando pelo Bayer, foi novamente convocado, desta vez para disputar a Copa das Confederações de 1999, no México. Anos mais tarde fez rápida atuação no Brasil, mas logo retornou à Europa e em 2000 foi convocado para jogar na Eurocopa 2000, disputada na Bélgica e nos Países Baixos.

Aposentadoria– Passou por algumas equipes alemãs e nos Países Baixos, bem como no Chipre. Em 2006, Rink voltou ao Atlético Paranaense e seu último gol como jogador profissional ocorreu em 4 de outubro de 2006 no Estádio Alfredo Jaconi.

Política– Paulo Rink concorreu ao cargo de vereador de Curitiba na eleição municipal de 2012 pelo PPS, elegendo-se com 5.625 votos. Em maio de 2016, o TRE do Paraná determinou a perda do mandato por infidelidade partidária, quando saiu do PPS e filiou-se ao PR. Na eleições de outubro de 2016, foi reeleito com 5.607 votos.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.