Ibaiti faz treinamento para teste “swab nasal”

 Equipes das UBS do Município estão aptas para realizarem os testes RT-PCR 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti realizou um treinamento com profissionais da saúde para realizarem a coleta de swab nasal em pacientes com sintomas do Coronavírus.

O exame clínico do padrão RT-PCR, mais conhecido como swab nasal ou teste do cotonete, que tem um grau maior de precisão para detectar a presença do novo coronavírus, a partir de agora serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A descentralização dos atendimentos e coletas dos testes do swab do Hospital de Campanha para as UBS se deve ao fato que grande parte da população ibaitiense já estar imunizada com as vacinas.

Segundo o secretário de Saúde do município Leandro Moreira dos Reis, todas as equipes de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde já estão treinadas e possuem conhecimento técnico para realizarem a coletas de material nas próprias Unidades Básicas de Saúde.

“Todo o atendimento aos pacientes com sintomas do Coronavírus já pode ser realizado nas UBS, com manejos clínicos adequados para a realização dos testes”, disse o secretário.

Nos exames são coletadas, com cotonetes, amostras de secreções do nariz do paciente. O teste deve ser feito preferencialmente na primeira semana após o início dos sintomas, ocasião em que a pessoa já possui boa quantidade do vírus Sars-Cov-2 no organismo.

Para o prefeito Dr. Antonely Carvalho, a realização dos testes nas UBS vai trazer mais comodidade a população que não precisará mais deslocar até o Hospital de Campanha para coletas em casos de sintomas do Coronavírus.  “As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada dos pacientes para o atendimento em nosso município. Nós temos toda a estrutura para realizar a coleta para os testes. O cidadão com sintomas poderá realizar os testes na UBS mais próxima da sua casa. Isto traz mais conforto e segurança para todos”, declarou o prefeito.

  

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.