Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão em 4 cidades do NP

Santo Antônio, Siqueira, Jacarezinho e Andirá

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriu 30 mandados de busca e apreensão em 12 cidades paranaenses e uma cidade do estado de São Paulo na segunda fase da Operação ‘Dejá Vù’. No Norte Pioneiro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Jacarezinho e Andirá foram alvo da iniciativa.

A operação investiga fraudes em licitações no município de São Jerônimo da Serra. O Gaeco descobriu que a prefeitura comprou produtos desnecessários, itens com sobre preço e compras de objetos em quantidades exageradas.

Na quarta-feira (16), o prefeito João Ricardo de Mello (PPS) e mais sete foram presos suspeitos de participarem do esquema. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirma que o chefe do Executivo Municipal dava anuência ao problema.. Além dos mandados de prisão preventivas, também foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão.

As investigações apontaram que as empresas que desejavam participar de licitações conversavam com uma pessoa que agia como testa de ferro do prefeito, o acordo era realizado a partir dessa negociação

A defesa de João Ricardo de Mello (PPS) afirma que o prefeito desconhece os fatos noticiados pelo Gaeco e que não participou de nenhum fato ilícito.Nesta nova fase, os mandados foram cumpridos em casas e empresas de Londrina, Cornélio Procópio, Assaí, Santo Antônio da Platina, Ibiporã, Santo Antônio do Paraíso, São Sebastião da Amoreira, Maringá, Jacarezinho, Siqueira Campos, Andirá, Rio Branco do Ivaí, todos no Paraná, e em Fartura (SP).

“As investigações apontaram que as empresas que desejavam participar de licitações em São Jerônimo da Serra conversavam com uma pessoa que agia como testa de ferro do prefeito. O acordo era realizado a partir dessa negociação”, explicou o promotor Jorge Barreto.O MP-PR também descobriu que as empresas investigadas se revezavam para participar de licitações diversas.

“Era realizado uma espécie de pedágio, ocorria o pagamento para determinadas empresas se afastarem de uma eventual concorrência em determinado município. Em um outro processo licitatório quem ficou de fora participava”, diz o promotor do Gaeco.

O Gaeco analisa documentos e arquivos apreendidos para descobrir quantas licitações foram fraudadas e qual o valor do desvio de recursos públicos.

“Em alguns casos, as licitações estavam decididas antes do processo ser realizado para beneficiar determinada empresa. Com os documentos apreendidos, vamos analisar se o esquema funcionava em outras prefeituras”, assinalou.

O vice-prefeito Laércio Pereira Correia, a secretária de Saúde e um servidor também foram afastados dos cargos por determinação da Justiça. Correia chegou a ser preso em flagrante por posse ilegal de arma, pagou fiança e foi liberado momentos depois.
A Operação Déjà-vu é voltada a coibir crimes contra a administração pública como fraude em licitações, corrupção e falsidade ideológica, entre outros.

Além do prefeito, foram presos preventivamente seis empresários e uma pessoa que intermediava negociações. O vice-prefeito da cidade, a secretária municipal de Saúde e um servidor da administração do município foram afastados do cargo por liminar judicial. O vice ainda foi preso em flagrante por posse ilegal de armas. As ordens de busca e apreensão foram executadas em gabinete da prefeitura e secretarias de São Jerônimo da Serra e em residências e empresas dessa cidade e também em Londrina, Cambé, Cornélio Procópio, Assaí, Cruz Maltina, Nova Santa Rosa e Curitiba.

O MPPR apura a existência de um conluio entre os investigados para fraudar licitações em diversas secretarias, com destaque para irregularidades ligadas à compra de peças e manutenção da frota de veículos municipal. As investigações são conduzidas pelo Gaeco de Londrina, pela Promotoria de Justiça de São Jerônimo da Serra e pelo Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria).

Todos os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Paraná. 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.