Exame toxicológico (novas regras)

Apenas R$ 130 em cinco vezes no cartão no Laboratório Ximenes

Estão em vigor, deste semana passada, diversas mudanças no Código de Trânsito Brasileiro(CTB).Uma das principais é o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passa a ser de até 10 anos em alguns casos. Gustavo Ximenes (foto), que administra o tradicional Laboratório Ximenes, faz o alerta.

Uma nova regra tem chamado a atenção e gerado receio principalmente numa categoria específica: os caminhoneiros transportadores. Trata-se da punição para quem não estiver com o exame toxicológico em dia. Mas, a questão envolve todos os condutores.

Obrigatório desde 2016, o teste é usado para detectar se o condutor usa drogas como maconha, cocaína, anfetaminas, opiáceos, entre outras substâncias psicoativas. O exame era solicitado sempre para alteração ou renovação da CNH dos motoristas das categorias C, D e E, que contempla dos caminhoneiros aos motoristas de ônibus.

A partir de agora, ainda há punição severa para quem desrespeitar a regra.

Veja o que muda:

 

– Renovação do exame toxicológico obrigatória a cada 02 anos e 06 meses para os condutores de categorias C, D e E e com idade inferior a 70 anos.
– Condutores acima de 70 anos não precisam renovar o exame toxicológico antes do vencimento de sua CNH.
– O motorista que dirigir sem ter realizado o exame toxicológico previsto após 30 dias do vencimento do prazo de 02 anos e 06 meses (art. 148-A §2º) ou para quem exerce atividade remunerada e não comprova na renovação do documento a realização do exame no período exigido.

– A conduta será considerada infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses.

O Laboratório Ximenes atende a diversos convênios e planos de saúde.

Avenida Oliveira Motta, 869(fotos), Santo Antônio da Platina/fone (43)3534-4301.

Avenida Goiás, 965/Clínica Andirá, em Andirá. (43) 3538-1649.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.