Beto, ex-secretário de Saúde do Paraná, no Norte Pioneiro

Médico é pré-candidato a deputado federal

O ex-secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, visitou a sede do Npdiario, na noite desta segunda-feira, dia 18, em Santo Antônio da Platina, onde foi recebido em jantar.

Estava acompanhado de assessores.

Como pré-candidato a deputado federal pelo PSD, esteve nesta terça-feira na região. Encontrou com simpatizantes em Ribeirão Claro e Carlópolis, depois Joaquim Távora e Ibaiti, “Nosso estado precisa continuar oferecendo uma saúde pública de alta qualidade, considerada a melhor do Brasil”, afirmou.

Carlos Alberto Gebrin Preto foi prefeito reeleito de Apucarana para o mandato de 2013/2016, tendo conquistado 86,11% dos votos. Em seis anos de gestão criou programas premiados como o “Terra Forte”, Biblioteca Itinerante e o Programa de Implantes Dentários. Também colocoou Apucarana na liderança do Índice de Desenvolvimento do ensino Básico (IDEB) no Paraná.
Na sua gestão, Apucarana também alcançou o 1º lugar no Paraná e o 5º no ranking nacional, no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).
É médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialidades em Medicina Nuclear (Instituto Rio Preto-SP); Medicina do Trabalho (Universidade São Camilo); Medicina de Trânsito (USP); e Medicina Legal e Perícias Médicas (Santa Casa de São Paulo).

Foi fundador do Conselho Regional de Medicina (CRM) de Apucarana e Vale do Ivaí, atuando como delegado do órgão por 10 anos. De 1998 e 2000, foi secretário municipal de Saúde de Apucarana e, quando esteve no cargo, Apucarana foi o primeiro município do Brasil com mais 100 mil habitantes a ter 70% de sua população sendo atendida pelo Programa de Saúde da Família.
Foi presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) de 2000 a 2002; vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) de 2001 a 2002; e membro do Conselho Nacional de Saúde, de 2001 a 2002, ao lado de figuras importantes da saúde pública nacional, como Zilda Arns (in memorian), Nelson Rodrigues dos Santos e Sérgio Arouca (in memorian), estes dois últimos criadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Brasília, ocupou o cargo de diretor geral da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde. Foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná. Também vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Carlópolis: dupla mata mulher na zona rural
12 de agosto de 2022

Depois PMs interceptaram os dois em Santo Antônio da Platina Dois bandidos renderam e agrediram

Show de Álvaro e Daniel em Siqueira
11 de agosto de 2022

Tempo da Graça Em Siqueira Campos ocorrerá evento religioso no Rincão Sorriso, no dia 07

Pilotos Pro Tork em rodada dupla no Sportbay/Motocross
11 de agosto de 2022

Quinta e sexta etapas da temporada acontecem na cidade de Morrinhos (GO) O Campeonato Sportbay

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.