Encontro de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento

Mais de 70 líderes presentes

A noite de quinta-feira, dia 25, foi marcada pela realização do I Encontro Municipal de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento de Santo Antônio da Platina (fotos), iniciativa do Comitê Gestor Municipal do Ambiente de Negócios com o apoio do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP), da Associação Comercial e Empresarial (ACESAP) e da Prefeitura Municipal.

Presentes mais de 70 líderes locais da iniciativa privada, instituições de ensino, conselhos regionais profissionais, sociedade rural, clubes de serviços e da administração pública.

Ao dar as boas-vindas, o Prefeito Prof. Zezão ressaltou a importância de assumirmos o protagonismo regional dada à característica “de sermos município agropecuário forte, município prestador de serviços forte, com a indústria cada vez mais forte” e revelou “a satisfação de ver a nossa cidade seguindo na esteira do sucesso”.

De forma semelhante, Nelson de Camargo, atual presidente da Acesap, agradeceu pela presença e pelo envolvimento das lideranças locais. As apresentações que se sucederam procuraram apresentar os cenários regionais e locais, as iniciativas que têm sido tomadas, as ações e as conquistas realizadas.

Kleyton Smentkoski, empresário e presidente a Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro, apresentou cenário regional que demonstra situações paradoxais: de um lado há oportunidades de crescimento nos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB), de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) per capita, que hoje é menor de todas as regiões do Paraná, segundo IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), e de outro lado o número expressivo de ativos intelectuais como docentes mestres e doutores, de estudantes matriculados no ensino médio técnico e no ensino superior, de lideranças engajadas e preparadas para contribuir com o desenvolvimento econômico e social. Para tal, propôs o envolvimento e participação das pessoas no processo de amadurecimento e crescimento.

O secretário municipal, Marcelo Siqueira, explanou ações que, há praticamente dois anos, têm sido executadas no âmbito municipal, como estímulo a constituição do Comitê Gestor Municipal para o Ambiente de Negócios, a participação no Programa Cidade Empreendedora e a obra de implantação do primeiro centro de desenvolvimento, tecnologia e inovação do Norte Pioneiro no local onde antes abrigava o projeto da guarda-mirim Duque de Caxias.

A convergência de inovação, tecnologia, políticas públicas, iniciativas públicas e privadas resultará, segundo Siqueira, no tão esperado desenvolvimento econômico e social.

Ao final do encontro, estudantes platinenses reconhecidos e premiados pelas suas iniciativas empreendedoras, apresentaram resumidamente suas ideias de negócios que se transformaram em startups, termo utilizado para designar e qualificar empresas que adotam métodos de negócios ou produtos diferenciados; trata-se de ideias emergentes com alto poder de se transformar em empreendimentos sólidos e rentáveis. As áreas escolhidas são da moda inclusiva, produção de proteínas a partir de insetos, assessoria em segurança no trabalho, reciclagem de óleos e plataforma de informações voltadas à construção civil e arquitetura.

A continuidade do encontro foi agendada para o dia seis de novembro, às 19 horas, na Acesap e terá como pauta a análise e discussão das políticas públicas de fomento e incentivo à inovação e tecnologia no Município.

Evento foi aberto ao público, porém, com vagas limitadas.

Mais informações (43) 3534-2123.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.