Criação de comissão pode agilizar Centro de Detenção em Jacarezinho

Reunião sugeriu mais celeridade nas discussões

Vereadores (Fúlvio Boberg, Nilton Stein, Edílson da Luz, Pastor André e Chiquinho Mecânico), representantes da prefeitura, juiz federal Rogério Cangussu, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Jacarezinho), Poder Judiciário e participaram na tarde desta quinta-feira, dia quatro, de uma reunião na sede da Justiça Federal na tarde desta quinta-feira, 4.
A pauta do encontro foi a possibilidade da construção de um Centro de Detenção e Ressocialização em Jacarezinho. Eles realizaram uma chamada através de vídeo conferência com representantes do DEPEN(Departamento Penitenciário) diretamente de Curitiba que explicaram sobre o projeto.
“Um dos modelos que está dando certo é no município de Cruzeiro do Oeste”, detalharam pela vídeo conferência.

As pessoas que participaram destacaram a importância da criação de uma comissão entre representantes de vários segmentos para conhecer a realidade dos municípios que já instalaram.
O presidente do Legislativo, Fúlvio Boberg (MDB) lembrou que em 2013 os vereadores realizaram uma visita em Cruzeiro do Oeste. “Lá também aconteceu a construção de um CDR. Estivemos na unidade prisional conversamos com moradores, comerciantes e lideranças. Eles foram assertivos com o aumento da segurança e também o movimento no comércio local”, recordou.
O representante do Sindicato Rural Patronal, João Paulo Calomeno comentou que a obra pronto seria concluída apenas daqui uns dois anos. “Todos falam que a delegacia no centro da cidade é um barril de pólvora. É preciso pensar numa medida urgente para a segurança na área da cidade”, exortou.

Superlotação – No dia 25 de fevereiro o Juiz Criminal Renato Garcia esteve na Câmara Municipal e explicou que atualmente na delegacia de polícia, na área central, estão 119 presos (até a noite da explicação) num espaço para 40 detentos. Um dado alarmante destacado na ocasião é que seriam necessários mais de 2.500 vagas no Sistema Prisional para comportar todos com sentenças somente do Norte Pioneiro. “Com a construção do CDR, o prédio que atualmente está a Delegacia na área central seria desativado e poderia ter uma outra finalidade para o Poder Público”, sugeriu o magistrado.

Estivemos na unidade prisional de Cruzeiro do Oeste, conversamos com moradores, comerciantes e lideranças. Eles foram assertivos com o aumento da segurança e também com o movimento no comércio local”

Segundo o juiz Alarico Francisco Rodrigues de Oliveira Junior  a área onde deverá ser construído o imóvel deverá ter no mínimo 2 alqueires, com rede de esgoto próxima e alguns pontos técnicos para a segurança.
Outro ponto alertado pelo representante do Poder Judiciário é que a construção iria gerar um investimento de aproximadamente R$ 27 milhões na área na construção (com materiais e mão de obra) e seriam abertas aproximadamente 300 vagas de empregos diretos através de Concurso Público.

“Seriam centenas de famílias de funcionários que iriam alugar casas ou construir na cidade, utilizar farmácias, supermercados, entre outros pontos do comércio que iriam girar na economia local”, enfatizou.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.