Católicos platinenses não terão Drive-Thru no domingo de Pentecostes

Religiosos preferiram evitar por causa da pandemia

Santo Antônio da Platina possui quatro paróquias: Santa Filomena, São José (Colorado), São Judas Tadeu e Santo Antônio de Pádua. O pároco da última, padre José Antônio Pereira de Campos (foto) representando todas, informou nesta quinta-feira, dia 28, que o Pentecostes domingo, dia 31, não será como antes.

O religioso lembrou que, em vários municípios, haverá, a entrega da hóstia nos veículos no sistema Drive-Thru, que é uma corruptela da expressão “drive-through” (com semelhante pronúncia) que significa literalmente “através do carro”. Só que em Santo Antônio da Platina não.

Pentecostes (“Quinquagésimo” em grego) é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. É celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus. Isto porque Ele ficou 40 dias, após Sua ressurreição, dando os últimos ensinamentos a seus discípulos.

Se somados os três dias em que ficou na sepultura, são 43 dias. E para os 50 dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias. Foram esses os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita (Shavuot), que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai 50 dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por essa razão Pentecostes é, às vezes, considerado o dia do nascimento da igreja cristã. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

A ocasião (o Domingo de Pentecostes) é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, muito difundida no catolicismo popular brasileiro e de outros países.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.