Carlópolis: Goiaba conquista certificação internacional de exportação

A partir deste mês fruta carrega selo de segurança alimentar
Produtores de goiaba de Carlópolis abriram as portas do mercado europeu para a fruta que é um dos produtos paranaenses que possuem o registro de Indicação Geográfica (IG). A partir deste mês de março, a goiaba passa a carregar o selo Global G.A.P, uma certificação internacional que reconhece e atesta a segurança alimentar e sustentabilidade em produtos de origem agrícola.
Há pelo menos três anos o Sebrae atende e capacita os produtores com foco na comercialização da fruta para o mercado nacional e internacional. Enquanto o registro da IG foi conquistado pela Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis (APC), o processo de certificação internacional passou pela criação de uma cooperativa e contou com o apoio da Prefeitura de Carlópolis e da Emater.  O produto possui o registro IG, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), desde 2016.
“Tentamos, inicialmente, fazer o processo via APC, mas não foi possível porque não é permitido a associações fazer a comercialização”, explica. Assim, foi necessário formalizar uma cooperativa de pequenos produtores, a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC). O trabalho começou no final de 2017 e, durante o ano passado, o grupo promoveu adequações nas propriedades e no chamado packing house, o barracão utilizado para a segregação, higienização e armazenamento das frutas.
Além de ser uma ferramenta para a abertura de novos mercados, a certificação aumenta a confiança do consumidor na inocuidade dos alimentos, demonstrando o compromisso do produtor com a segurança e sustentabilidade alimentar.
A norma aborda, principalmente, pontos de rastreabilidade, técnicas de produção (uso controlado de defensivos químicos), preservação do meio ambiente e recursos naturais, aspectos higiênicos (não-contaminação química, física e biológica) e sociais (ambiente de trabalho adequado).
A certificação foi concedida para a COAC e nove propriedades. O produtor certificado e presidente da cooperativa, Noriak Akanatsu, diz que a rastreabilidade oferecida pelo selo internacional contribui para agregar mais valor ao produto.
“A exportação é uma maneira de a gente se manter na atividade”, afirma. Hoje, a cooperativa é formada por 23 produtores e a goiaba de Carlópolis chega a pelo menos 12 estados brasileiros. Por enquanto, nove poderão exportar a fruta. E a meta para 2019 é aumentar esse número para pelo menos 15.
O produtor certificado e presidente da APC, Rodrigo da Silva Viana, explica que o selo é coletivo. A auditoria, por amostragem, foi realizada em três propriedades, além do packing house. Viana adianta que o grupo já planeja a primeira exportação. “Estamos definindo a empresa que fará a distribuição do nosso produto na Europa”, afirma. O caminho livre para levar a goiaba de Carlópolis ao exterior deve abrir mais espaço, inclusive, no mercado nacional. “Queremos usar a certificação no mercado interno para nos destacarmos como produtores de uma fruta diferenciada”, pontua.
Viana, que participou de duas missões técnicas para feiras internacionais, uma para a Espanha e outra para a Alemanha, organizadas pelo Sebrae/PR, conta que a goiaba é considerada uma fruta exótica lá fora. “Voltei das feiras entusiasmado para exportar. Fiquei impressionado com o interesse dos compradores no exterior”, relembra.
As visitas foram importantes, segundo ele, para apresentar a goiaba de Carlópolis e prospectar contatos. E a expectativa com o selo internacional é expandir a lista de clientes. “A IG já abriu muitos mercados pra gente, praticamente triplicamos nossa lista de compradores”, cita.
O especialista em comércio exterior, Paulo Ricardo Teixeira Peres, diz que a certificação internacional ratifica o trabalho diferenciado feito pelos produtores de Carlópolis. Segundo ele, não existe impedimento para a comercialização sem o selo, porém, o grupo teve o cuidado de obter a qualificação e certificação apropriadas para a goiaba entrar no mercado internacional com preços referenciados pelo mercado. “Já fizemos vários contatos, desde redes de supermercados internacionais, até compradores de pequeno e médio portes”, informa. A próxima etapa, agora, segundo Peres, é adequar a logística operacional. O momento é de transição para a efetivação dos primeiros negócios.
           
Carlópolis produz goiaba o ano todo graças ao sistema de poda total. O município é o maior produtor da fruta no Paraná e um dos maiores do Brasil. Segundo a Emater, cerca de 390 hectares são usados para o cultivo na área limitada pela indicação de procedência e o potencial de produção é de 23 mil toneladas por ano, em condições de clima normais.
O Global G.A.P – Good Agricultural Practices – é um manual de Boas Práticas Agrícolas, que estabelece um conjunto de normas técnicas para diferenciar os produtos e beneficiar produtores e organizações preocupados com o impacto ambiental das atividades. Os princípios da certificação baseiam-se nos conceitos de segurança alimentar; proteção do meio ambiente; condições de saúde, higiene e segurança dos trabalhadores; e bem-estar animal, quando aplicável. O referencial está disponível para três âmbitos de produção: culturas, produção animal e aquacultura. Mais informações podem ser consultadas no sitehttps://www.globalgap.org/.
Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.