A vice-governadora Cida Borguetti visitou o estande do npdiario/prefeitura na manhã deste domingo, dia três, na 44ª Efapi, em Santo Antônio da Platina.
Seu esposo, deputado federal Ricardo Barros(PP), o deputado estadual Pedro Lupion(DEM),o presidente da Sociedade Rural do Norte Pioneiro, Edson Gaudêncio, o prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro Oliveira e sua namorada, Marlene,o prefeito de Siqueira Campos,Fabiano Lopes Bueno, o Bi, e a primeira-dama do município Luciane,o presidente da câmara de vereadores, Valdir Domingos de Souza(PSDB) e sua namorada, Gisele,o presidente do diretório do PSB, Fabinho Galdino, principal articulador para a vinda de Cida, dada a proximidade dele com o staff da vice-governadoria,os diretores da Rural Fábio Auersvald e José Otávio da Silva,secretários municipais de Planejamento, Orlando Pimentel, de Assistência Social, Israel Junior, Agricultura e Meio Ambiente, Eliani Simões e de Gestão, José Antônio e o presidente do Colorado Country Club, José Lopes Galdino, também estiveram no estande.
“Eventos desse porte fazem o Paraná ser referência nacional no setor de agroindústria. Uma excelente oportunidade para os produtores rurais conhecerem novas tecnologias na área da pecuária e agricultura”, afirmou Cida Borghetti.
A vice-governadora também ressaltou o trabalho realizado diariamente pelo Governo, por meio da Secretaria da Agricultura, Emater e Adapar. “Toda a equipe está à disposição para trabalhar a favor dos nossos produtores e assim poder desenvolver ainda mais a região”, disse ela.
O presidente da Sociedade Rural destacou que o evento foi muito bem prestigiado. “O público foi além das expectativas. Na comercialização de gado igualamos a feira anterior”.
A feira é uma vitrine para os produtores locais e movimenta diretamente a economia do Estado. “Nossa região contribui significativamente para o crescimento do Paraná. Somos a quarta potência econômica do Brasil e a primeira em comercialização, graças a iniciativas como essas que expõem o que temos de melhor”, ressaltou o prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto.
O prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, esteve presente na feira e reafirmou também o poder econômico do evento. “Neste momento de crise, feiras tradicionais e importantes como esta movimentam os negócios”, afirmou.
Cida se disse honrada com o recente projeto que lhe concedeu Cidadania Honorária de Santo Antônio da Platina e também elogiou a estrutura da Mostra, que percorreu em seguida, incluindo o barracão do Meio Ambiente.
Seu marido, Ricardo Barros, confirmou para a reportagem ter sido convidado para ser ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, mas disse que seu partido, PP, ainda não decidiu se aceitará.Ele previu que a definição possa ocorrer na semana que vem.
Na sequência, Cida e comitiva almoçaram junto com os acompanhantes no Restaurante Moça Prendada.
Nascida na cidade de Caçador (SC) em 18 de fevereiro de 1965, Cida Borghetti adotou o Paraná como sua terra. Filha dos descendes de imigrantes italianos, Ires Anna e Severino Ivo Borghetti, Cida chegou ao Paraná com apenas dois anos. É a décima entre os 13 irmãos. Casada com Ricardo Barros tem uma filha: Maria Victória Borghetti Barros.
Empresária e jornalista, Cida formou-se em Administração Pública, com especialização em Políticas Públicas. É a coordenadora do Escritório de Representação do Governo do Paraná em Brasília.
Iniciou na política como militante jovem. Foi deputada federal, deputada estadual por dois mandatos. Também chefiou a Secretaria de Representação do Governo do Paraná em Brasília entre 1998 e 2000 e foi presidente voluntária do Provopar-Maringá.
Cida Borghetti é reconhecida nacionalmente pelo trabalho pela saúde preventiva e em defesa dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes. É autora da Lei do Dia de Luta contra o Câncer de Mama, comemorado no dia 27 de novembro. A data mobiliza milhares de pessoas em todas as cidades paranaenses e em diversas regiões do Brasil.
Na Câmara dos Deputados (2011 – 2014), se destacou na presidência da Comissão Especial da Primeira Infância, que trata de direitos e políticas públicas voltadas as crianças de zero a seis anos. Liderou o processo de aprovação do Marco Legal da 1ª Infância. Também é autora do projeto de Lei 267/2011 que assegura paz nas escolas.
Foi deputada estadual por dois mandatos consecutivos (2003 – 2006/2006 – 2010). Nesse período foi autora de mais de 100 leis, entre elas a que cria as Regiões Metropolitanas do Estado.
Fotos: Emerson Chagas/Especial para o npdiario