A fisioterapeuta Camila Didoné(fotos) alerta sobre a Síndrome do Intestino Irritável (SII),que provoca dor abdominal, constipação, diarreia e cãibras e principalmente da influência sobre o estado emocional,”quem nunca ouviu ou falou que a pessoa nervosa sente um nó no estômago ou o intestino solta?”,pergunta a profissional, formada pela UENPP(Universidasde Estadual do Norte do Paraná), “boa parte das doenças envolvendo cérebro está relacionada ao mau funcionamento do intestino”,adiciona.
A SII é um distúrbio funcional em que há uma associação de sintomas, frequentemente dor abdominal, estufamento, constipação, pode haver muco nas fezes. Ela afeta os movimentos do cólon, transporte de gases e fezes e quantidade de líquido absorvido. O que leva o indivíduo a ter a SII ainda não se sabe, acredita-se então que os movimentos de propulsão do intestino não funcionam adequadamente, e outros fatores como alimentação e estado emocional também tenham relação com a SII.
Nossos intestinos fabricam em torno de 100 milhões de neurônios, que por sua vez, liberam neurotransmissores, que são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre células nervosas; dentre esses neurotransmissores está a Serotonina (responsável pela sensação de bem-estar, humor etc); 90% da Serotonina é fabricada no intestino, além de 80% do nosso potencial de imunidade ser produzido por ele, “nosso intestino tem uma conexão direta com nosso cérebro, determinando assim o estado emocional e desempenhando um papel importante em outras doenças que afetam o organismo”, afirma Didoné.
Uma pesquisa realizada no Departamento de Gastroenterologia no Hospital de Besaçon na França, submeteu 60 indivíduos com a Síndrome do intestino irritável ao tratamento de Microfisioterapia, e como resultado final, houve uma melhora de 74% do funcionamento intestinal desses indivíduos.
O intestino tem conexão direta com o cérebro, determinando assim o estado emocional e desempenhando papel importante em outras doenças que afetam o organismo”
Na Microfisioterapia, é identificada a origem (emocional, física, química ou tóxica) desse mal estar e informada ao corpo através de toques específicos, para que assim ocorra uma auto-regulação.
A fisioterapeuta é casada,atende e reside em Jacarezinho(43/3525-4105 e 9689-1747,além de Santo Antõnio da Platina e Bernardino de Campos(SP).É proprietária da empresa Consultório de Osteopatia e Microfisioterapia Jacarezinho.