Revistaria resiste às inovações

Apesar das inovações tecnológicas e da facilidade de acesso à internet,alguns leitores ainda recorrem ao jornalismo impresso adquirindo jornais da Imprensa de grandes centros urbanos, como forma de se informar do que acontece no Paraná, no Brasil e no mundo. No entanto, a internet ainda continua sendo a principal ferramenta de informações locais e regionais no Norte Pioneiro, a exemplo das dezenas de milhares de acessos de internautas ao npdiario. Razão disso é que a maioria das bancas de jornal e revista do Norte Pioneiro fecharam as portas nos últimos anos, pois os materiais impressos foram pouco a pouco sendo substituídos pelos cliques nos dispositivos móveis.
Um bom exemplo dessa resistência é a Revistaria Brum, de Jacarezinho, que há 47 anos atua nesse segmento.
Prestes a completar aniversário em 15 de dezembro(quinta-feira próxima), a revistaria se tornou referência na região e ponto de encontro de amigos. “Muitas pessoas recorrem à internet para saber o que acontece na região, mas preferem confirmar o noticiário nacional no jornal impresso, recorrendo aos jornais e revistas da grande mídia”, aponta o empresário Enéas dos Santos Brum Filho.
Segundo ele, leitores de Jacarezinho e região visitam semanalmente a revistaria, pois não há nenhum outro empreendimento deste segmento, com várias opções de título. Aliás, somente de revistas são mais de 300 títulos disponíveis. A Revista Veja é o título mais antigo à venda e também a mais vendida. “Toda semana esgotam os exemplares. Não sobra um”, diz o empresário.
A atendente Sueli Matos dedicou boa parte da vida profissional ao trabalho na revistaria. Vinda do interior paulista, do município de Palmital, teve seu segundo emprego como de atendente na revistaria, profissão que exerce até hoje, mesmo depois de aposentada. Ela não acredita no fim do noticiário impresso e até avalia como positivo o uso da internet. “O hábito de leitura aumentou”,afirma.

Texto e fotos: Valdir Amaral

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.