Lupion pede reforma urgente em 3 colégios do NP

O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) esteve, na manhã desta segunda-feira (11), acompanhado da chefe do Núcleo de Educação de Jacarezinho, Magda Nogueira, para reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Educação (SEED).
Na pauta, os três maiores colégio da região: Colégio Estadual Rio Branco, de Santo Antônio da Platina, Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho e Colégio Silvio Tavares, de Cambará. Participaram do encontro o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Paulo David Choinski, a superintendente de Educação, Fabiana Cristina Campos, Creusa Borges Abdala, chefe de gabinete e Daniela Silva Ramos, do departamento jurídico da SEED.

As três instituições de ensino precisam urgência nos atendimentos para liberação de recursos para investimentos em melhorias, recuperação e reforma.

Para o Colégio Estadual Rio Branco, ensino fundamental, médio, normal e profissional – de Santo Antônio da Platina – maior do município- Lupion pleiteou a necessidade, urgente de atendimento no setor de engenharia, uma vez que o refeitório da instituição está interditado por problemas estruturais, além de rachaduras em outras paredes do imóvel.

O deputado lembrou que o colégio – que abriga aproximadamente dois mil alunos diariamente – está com o refeitório interditado há tempos. O parlamentar destacou o caráter emergencial da solicitação e defendeu a imediata demolição da atual estrutura e início do processo de licitação para começar a construção do novo refeitório o mais rápido possível.

“O Rio Branco foi construído pelo meu bisavó, Moisés Lupion quando governador. Para mim a instituição tem um valor pessoal muito grande, não vamos descansar enquanto não darmos condições adequadas aos alunos, professores e funcionários do colégio.

A chefe do Núcleo expôs as dificuldades enfrentadas pelos alunos, que não fazem as refeições no espaço apropriado. “As crianças estão comendo em pé, sem condições adequadas e saudáveis”, enfatizou.

O superintendente de Desenvolvimento Educacional da SEED compartilha do mesmo posicionamento do deputado e disse que, ainda nesta semana, vai elaborar um cronograma de obras, com prazos de andamento do processo e planilha orçamentária. Ele adiantou que o processo de licitação já foi iniciado.

Lupion reiterou a necessidade de a SEED intervir para conclusão das obras do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho, que já foram iniciadas, mas que atualmente se encontram paralisadas aguardando novo processo de licitação. O parlamentar advertiu que os alunos já foram relocados para o antigo prédio da CEEBJA do município – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos. “Hoje são 1.410 alunos do Colégio Rui Barbosa que aguardam ansiosos para retornarem às salas de aula e saírem dessa situação de improviso”, colocou.

O Colégio Silvio Tavares, de Cambará, acometido por um forte incêndio há meses, também esteve na pauta da reunião. O parlamentar lembrou que os alunos foram relocados para outras escolas do município e enfatizou a necessidade de concluir, o mais breve possível, o novo processo de licitação. “A reforma já foi iniciada, mas foi interrompida por problemas no processo e agora aguarda a nova licitação para retornar as obras”.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.