UENP realizará VI Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira

Programação está disponível no formulário de inscrição

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com apoio do NEABI, realizará, de 16 a 30 de novembro, a sexta edição da Mostra de Arte e Cultura Afro-brasileira.

O evento, que já tem lugar cativo no calendário acadêmico, contará com exposição virtual, mesa-redonda e sarau da negritude. As atividades serão transmitidas pelo YouTube e redes sociais da Universidade. Os alunos da UENP que se inscreverem receberão certificação gratuita com carga horária de 20 horas.

 

 

A Mostra, que tem por objetivo discutir questões referentes às relações étnico-raciais, terá como tema “A poética dos terreiros e outras estéticas negras”. Segundo o coordenador do evento, professor James Rios, a temática deste ano propõe uma reflexão sobre a importância cultural, antropológica e social da religiosidade afro-brasileira para a arte brasileira e, noutra perspectiva, para se problematizar questões atinentes ao racismo religioso na Escola, na Universidade e em outros espaços sociais.

“No tempo presente, observa-se a necessidade iminente de se debater as representações concernentes às religiosidades de matrizes africanas, que estão presentes na arte e na vida cotidiana da sociedade brasileira e, sobremaneira, da população norte-paranense. É chegada a hora de discutir os silenciamentos, as invisibilidades e outros processos de discriminação que culminam no racismo religioso e em nada contribuem para reconhecimento e respeito das diferenças”, afirma.

Parcerias  –  Novos parceiros institucionais somam forças com a UENP para realização da sexta Mostra Afro. Além do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UENP, o Instituto Federal do Paraná – e seu respectivo NEABI – as prefeituras de Jacarezinho e Ribeirão Claro, por meio de seus Departamentos de Cultura, integram a comissão organizadora.

Parte da programação da Mostra será proveniente do Edital de Arte, Cultura e Entretenimento, que foi implementado pela Prefeitura de Jacarezinho, com apoio da UENP. Cerca de 10 documentários com temáticas afro-brasileiras irão compor a grade de programação do evento a partir do dia 16 de novembro. Neste ano, a Mostra, que contará também com a realização de mesa-redonda no dia 17, realizará o Sarau da Negritude no dia 25.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Simone Castanho, agradeceu o apoio de todos os parceiros desta edição do evento. “A Mostra é, sem dúvidas, uma ação muito importante para a Universidade. E ela só é possível pelas parcerias que contribuem de maneira significativa com a programação. Por isso, externo minha gratidão às prefeituras, ao Instituto Federal do Paraná, à CNX Produções, e, de maneira especial, aos NEABI’s da UENP e do IFPR que estão há semanas preparando toda a programação”.

Inscrições e Programação

Os alunos que desejarem receber certificação deverão se inscrever por meio do link https://forms.gle/1Xz5QEiB91MCvGFL7 e participar de todas atividades da Mostra. O evento é gratuito.

A programação está disponível no formulário de inscrição e será divulgada nas redes sociais da Universidade.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.