Tribunal multa chefe do executivo de Jacarezinho

E também o pregoeiro do município

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou individualmente em R$ 4.253,20 o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (foto) gestões 2013-2016 e 2017-2020), e o pregoeiro desse município do Norte Pioneiro Fábio Júnior Soares. A quantia é válida para pagamento em março. O motivo da penalização foi a presença de irregularidade em edital de licitação lançado em 2016.

As sanções estão previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). Cada uma delas corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR). O indexador, que tem atualização mensal, vale R$ 106,33 neste mês.

A decisão deu provimento parcial a Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pela empresa Maxpel Comercial a respeito do Pregão Presencial nº 20/2016. O certame teve como objetivo a aquisição de materiais de expediente e de informática.

De acordo com a representante, o edital da disputa previu que as interessadas deviam apresentar atestados de capacidade técnica – documentos fornecidos por terceiros – de acordo com um modelo previamente fornecido pela administração municipal. Em seu entendimento, a prática representou excesso de formalismo.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, deu razão à peticionária quanto ao ponto levantado. Segundo ele, a gestão não agiu de forma razoável ao incluir tal exigência no instrumento convocatório da licitação, a qual, além disso, não possui amparo na legislação aplicável ao tema.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator. Cabe recurso, veja na edição nº 2.244 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.