Tipos de Pergolados, quais são eles?

Primeiramente, os pergolados deixam seu quintal ou jardim muito mais bonito e confortável para quem quer passar algum tempo curtindo o sol e observando a natureza. E se você também quer construir um, confira nesta matéria os tipos de pergolados e Entenda Antes de escolher o seu.


O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

[ea-integra-form]


Veja também: “17 Dicas incríveis para uma decoração sustentável. Entenda Antes!”

Fellipe Ribeiro Arquitetura

Dicas para escolher seu tipo de pergolado

  • O pergolado de madeira é o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração e também são os mais comuns. Porém, seu custo costuma ser um pouco maior do que os de outros materiais, como por exemplo, o metal.
  • A área necessária para a instalação é de, no mínimo, 6 m².
  • A madeira utilizada na construção dos pergolados deve ser impermeabilizada, já que será exposta ao sol, vento e chuva.
  • Interessante também que a madeira passe por um processo de tratamento contra insetos que possam causar dano à estrutura.
  • Os pergolados devem passar por manutenção periódica. Devem ser lixados e receber verniz ou mesmo tinta. Isso permite que o pergolado possa durar por muito mais tempo.
  • Se a intenção for cobrir o pergolado com plantas, uma ótima escolha são as trepadeiras.
  • O pergolado com piso de madeira ficará com cara de lounge. Já o piso de grama ou terra deixa o espaço com ar mais rústico e casual.
  • O chão também pode receber uma cobertura de pedrinhas. Fica muito bonito e charmoso.
  • Bancos, sofás, pufes e até mesmo balanços deixam o ambiente aconchegante e com muito conforto.

1. Pergolados de madeira

Primeiramente, eles são os mais comuns. E como já falamos acima é o mais fácil de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração, do mais rústico ao vanguardista.

Mas a variedade de modelos de pergolados de madeira é imensa e você pode encontrar algum que caiba no seu orçamento e preferências. Porém, precisam de manutenção.

2. Pergolados de alumínio

Pergolados de alumínio são mais modernos e resistentes às variações climáticas. Não precisam de manutenção e por serem leves podem ser montados e transportados com muita facilidade.

Você também encontra uma grande variedade de modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados com cobertura e fechamentos laterais.

3. Pergolados de alvenaria

Costumam ser de cimento, tijolos ou concreto e fazem parte da estrutura da casa. E você pode combinar com madeira e vidro.

A grande vantagem é que são resistentes e podem ser pintados de qualquer cor.

Pergolado de concreto pré moldado

4. Pergolados de bambu

Seguindo um estilo mais natural, praiano e campestre, uma boa opção é construir um pergolado de bambu.

Além da estrutura leve e muito fácil de montar, seu preço costuma ser bem menor que dos outros materiais.

5. Pergolados com cobertura de lona

Depois de escolher o material da estrutura do seu pergolado, você precisa escolher o material para a sua cobertura, caso queira que ele seja coberto.

A lona é uma das opções mais comuns e com o maior número de vantagens, apesar de ser um pouco mais cara. Ela é capaz de bloquear de 90 a 100% os raios UVA, é de fácil limpeza e muito resistente.

6. Pergolados com cobertura de palha

Já para quem procura uma cobertura mais rústica e econômica, as coberturas de palha ou fibras naturais são uma excelente opção.

Elas não vão durar muito tempo como a lona, mas o investimento será mínimo e você mesmo pode fazer a instalação.

7. Pergolados bioclimáticos

Primeiramente, os pergolados bioclimáticos são aqueles que permitem, graças a um sistema de lâminas orientáveis (geralmente de alumínio), regular a temperatura (através da ventilação) e a intensidade da luz da região coberta.

Isso é possível porque as lâminas podem ser abertas e direcionadas em diferentes ângulos e até mesmo serem fechadas por completo, protegendo a área da chuva. Elas ainda podem ser reguladas de forma automática ou de forma manual.

Veja também: “Portas e Janelas: Madeira, Alumínio ou Vidro? Qual escolher?”

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!


Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!


Gostou do artigo? Compartilhe e espalhe essa ideia.

O Entenda Antes é uma Startup paranaense que tem a missão de ajudar quem está construindo, reformando ou decorando. Auxiliamos pessoas a realizar sonhos fazendo o melhor negócio, seja com dicas, ideias ou até mesmo em encontrar profissionais, produtos e lojas.

Entenda Antes – O Mundo da Construção.
Assuma o controle!

app.entendaantes.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.