Sicredi realiza 4º Summit Mulher e reforça inclusão e protagonismo femininos

Com tema “Mulheres que voam” evento online abordará exemplos e atitudes que tem impactado positivamente a sociedade 

“Pés, para que os quero, se tenho asas para voar”. A partir das palavras inspiradoras de Frida Kahlo, o Summit Mulher, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ propõe uma reflexão sobre o poder da realização e o protagonismo feminino. Realizado em formato online, no dia 10 de novembro, a quarta edição do evento é voltada para integrantes dos Comitês Mulher, desenvolvidos em 24 das 31 cooperativas de crédito que atuam no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A iniciativa ajuda a repensar a construção cultural nos ambientes onde as mulheres estão inseridas e contará com palestras e apresentações sobre a importância de desenvolver soluções que impactem positivamente o cotidiano das mulheres. Com o evento, o Sicredi reforça o compromisso com a equidade de gênero para o cumprimento do quinto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que trata do tema.

Durante o evento também serão abordados temas como a importância do envolvimento de homens e meninos para uma nova sociedade, por meio de um esforço global. “Queremos demonstrar como estamos conectados. Na nossa vida pessoal e profissional somos inspirados por mulheres que atuam nas mais diferentes áreas e somente com a inclusão, a igualdade e a colaboração iremos garantir um futuro melhor para toda a sociedade”, afirma o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

De acordo com o presidente, a instituição financeira cooperativa, que integra o Pacto Global da Agenda 2030 da ONU, tem ampliado ações para o desenvolvimento de lideranças femininas. Os Comitês Mulher desenvolvidos pelas cooperativas Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro contam com mais de 670 integrantes. Trabalho que também está trazendo resultados práticos. “Nas eleições realizadas pelas cooperativas em 2019, registramos a eleição de 62 mulheres como integrantes dos Comitês, como coordenadoras de núcleo, e 15 foram nomeadas conselheiras. Estamos trabalhando para ampliar a formação dos Comitês em mais cooperativas do Sicredi e, assim, conquistarmos mudanças ainda mais signitivaticas”, afirma.

Programação

A atriz, escritora e ativista Maria Paula abre a programação do evento propondo uma reflexão sobre quem são as mulheres nos dias de hoje. Em seguida, a fotógrafa Grazi Ventura abordará os ciclos femininos, traçando um paralelo com seu trabalho, já premiado, a partir de registros em diferentes fases na vida das mulheres. A primeira parte do evento ainda contará com a participação da psicóloga e influenciadora digital, Gisele Accioly, com reflexões sobre ancestralidade e os simbolismos presentes no cotidiano.

A importância do envolvimento de homens e mulheres na busca pela inclusão e diversidade (He for She e She for She) será abordado em um bate-papo conduzido pela diretora executiva da Sicredi Centro Norte SP, Elenir do Carmo Escoqui Laurini, pelo diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme.

O tema ainda será tratado em um painel sobre o papel dos líderes no empoderamento feminino, especialmente no cooperativismo de crédito. O momento de conversa terá a participação de lideranças do setor, no Brasil e no mundo, como a diretora do Programa Global Women’s Leadership Network (GWLN) do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês), Eleni Giakoumopoulos, o presidente do Conselho Mundial, Steve Stapp, o CEO da Confederação Africana da Associação Cooperativa de Poupança e Crédito (ACCOSCA), George Ombado, o presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Cirio Kunzler e, ainda, Manfred Dasenbrock,. A conversa contará com a mediação da embaixadora do GWLN no Brasil, Gisele Gomes.

Em um terceiro momento, o 4º Summit Mulher irá propor uma reflexão sobre o legado feminino e terá como convidada a co-fundadora e diretora de impacto da Think Eva & Think Olga, Nana Lima. As duas organizações irmãs possuem como missão sensibilizar a sociedade para questões de gênero, atuando como agentes para mudanças. O evento contará ainda com a participação da jornalista Thays Beleze e da empresária e investidora-anjo brasileira, Camila Farani. A “tubarão” do reality de empreendedorismo Shark Tank abordará sua história de sucesso no mercado e a força da mulher para vencer.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.