Romanelli destaca desempenho da UENP no Enade

Conceito obtido é resultado do empenho, dedicação e compromisso dos professores e diretores

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta quarta-feira, 21, o desempenho da UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Agronomia, Medicina Veterinária, no campus de Bandeirantes, e Educação Física e Odontologia, em Jacarezinho obtiveram conceito 4 no Exame. Vale lembrar que esse foi o primeiro exame ao qual o curso de Odontologia se submeteu, obtendo um resultado excelente.

Romanelli parabenizou a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, professores, alunos e toda a comunidade acadêmica pelos resultados e pela contribuição que a UENP garante ao futuro do Norte do Paraná e a todo o Estado. “Fico feliz com este resultado, pois batalhamos muito para que o curso fosse oferecido na mesorregião do Norte Pioneiro, em uma universidade pública de qualidade, como é a UENP”, comemora o deputado. O conceito do Enade é apresentado em cinco categorias (de 1 a 5), sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível, na área.

Outros dois cursos, Fisioterapia e Enfermagem, ambos do campus de Jacarezinho, foram avaliados com nota 3. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 20, pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação). Para a reitora da UENP, o resultado obtido pelos estudantes é motivo de grande felicidade. “Sabemos que o principal objetivo do Enade é avaliar a qualidade do ensino superior do País, e com o resultado divulgado hoje, não posso deixar de expressar meu orgulho e satisfação pelo desempenho de cada um dos nossos cursos avaliados”, diz.

Romanelli observa que o conceito obtido pela UENP é resultado do empenho, dedicação e compromisso dos professores e diretores. “Mesmo diante de todas as dificuldades que o início de um novo curso apresenta, a UENP consegue se destacar com o curso de Odontologia. A nota do Enade representa o esforço de cada professor, servidor e alunos, que juntos levaram a Universidade a atingir uma nota de excelência na primeira avaliação”, considera.

Com esses resultados divulgados pelo Enad, no triênio 2017 -2019, a UENP possui 35,7% dos cursos de graduação com nota 4, além de 7,1% nota Enade 5 e 53,6% nota 3. Cursos avaliados com nota 4 ou 5 são considerados com alto nível de qualidade. Os de nota 3, satisfatório.

Resultados As Universidades Estaduais do Paraná obtiveram as melhores notas do Enade em cerca de 80% dos cursos avaliados. Dos 81, 17 obtiveram conceito 5; 47 foram avaliados com nota 4 e 17 tiveram nota 3. Na UEM (Universidade Estadual de Maringá), os cursos com a nota máxima foram Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Agronomia e Medicina no campus de Maringá, além de Engenharia Civil no campus de Umuarama. Na UEL (Universidade Estadual de Londrina), Engenharia Civil, Agronomia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina Veterinária foram os melhores.

A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) se destacou com os cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Farmácia. Os melhores classificados da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) foram cos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Educação Física. O curso de Farmácia da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) também conquistou nota máxima no Enade, enquanto que a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) obteve nota 4 no curso de Enfermagem.

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.