Polícia Militar do Paraná tem novo comandante

Cerimônia contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (12) da cerimônia de posse do coronel Hudson Leôncio Teixeira como comandante-geral da Polícia Militar do Paraná.

O ex-comandante, coronel Péricles de Matos, foi para a reserva remunerada da corporação. A cerimônia aconteceu na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“É com muita satisfação que o Governo do Estado entrega o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná ao coronel Hudson”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Ele tem muita qualificação e competência para exercer essa função estratégica no campo da segurança pública paranaense. O coronel tem ampla experiência em logística, na área administrativa e também em gerenciamento de pessoas e vai nos ajudar muito nos próximos anos”.

No discurso para o novo comandante e para a tropa, o governador destacou os desafios de segurança pública e da proteção da saúde da corporação em meio à pandemia e pediu continuidade do trabalho junto à população para a redução dos números de violência nos municípios.

 

 

Ele também elogiou o trabalho diário em defesa dos paranaenses e a história repleta de conquistas da corporação.

“Tivemos reduções expressivas nos índices da violência urbana nos últimos anos. Cidades sem registros de mortes, menos crimes patrimoniais, menos roubos e furtos e mais operações ostensivas, o que aumenta a sensação de segurança”, disse Ratinho Junior. “Além disso houve mudanças para atender as necessidades de controle de aglomeração em respaldo aos decretos estaduais e municipais. A PM se adaptou rapidamente à nova realidade e se mostra pronta para os próximos desafios”.

O governador também citou os investimentos na frota e a integração continuada com as outras forças de segurança. Entre 2019 e 2020 foram entregues mais de mil novas viaturas, além de 250 armas longas, fuzis e mais de 1.700 rádios comunicadores. Também foi dado o início ao novo concurso para a Polícia Militar, com abertura de 2 mil novas vagas – as provas acontecerão neste ano.

E esse planejamento, destacou o governador, esteve atrelado à melhoria continuada na formação dos policiais na Academia Policial Militar do Guatupê. O Bloco 3 passou por uma reforma que custou cerca de R$ 1,2 milhão.

 

A nova estrutura, toda adaptada para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, permite melhores condições aos militares estaduais que estão de passagem pela unidade em cursos de aperfeiçoamento, especialização e de capacitação.

O secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, disse que a missão do novo comandante-geral da Polícia Militar será desafiadora. “Quem trabalha com segurança pública não dorme. É preciso vocação e paixão. A PM do Paraná é bem estruturada e a missão é de continuidade do trabalho de aproximação com a sociedade e das operações. Queremos melhorar os índices contra a criminalidade.

A sociedade perceberá o policiamento na rua, a segurança pública trabalhando, e deve ter tranquilidade para desenvolver as atividades do dia a dia”, afirmou o secretário.

Ele também destacou as qualificações do coronel Hudson Leôncio Teixeira para o novo cargo. “É um oficial diferenciado que trabalha próximo aos seus comandados e se preocupa com o bem-estar deles. Teve experiência na Capital e no Interior e dará continuidade ao trabalho abnegado do coronel Péricles”, disse. “A capacitação operacional do novo comandante é inquestionável. Ele estagiou na ROTA, a tropa de elite da PM de São Paulo, e fez o curso da SWAT. Por onde passou teve um trabalho dedicado”.

NOVO COMANDANTE – O coronel Hudson Leôncio Teixeira nasceu em Curitiba, é casado e tem filhos. Ele entrou na corporação como soldado em 1992 e a primeira unidade a servir foi o 13º Batalhão. Depois trabalhou no 12º Batalhão, na Companhia de Polícia de Choque, na Força Samurai e foi comandante do 17º Batalhão, do 5º Batalhão e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Comandou, ainda, a Companhia de Eventos, o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) e foi chefe da Divisão de Operações de Segurança do Governo do Estado. A sua última tarefa foi como subcomandante-geral da PM. Ao longo da carreira de cerca de 30 anos fez dezenas de cursos e capacitações voltadas à segurança pública, entre eles o Curso de Controle de Distúrbios Civis, Curso de Negociação com Reféns, Curso de Regate de Reféns de Alto Risco, Curso de Socorrista, entre outras capacitações. Também acumula medalhas e comendas de mérito.

O coronel destacou que a sua gestão priorizará a valorização do policial militar, da saúde às condições de trabalho, passando pelo ingresso de novos cursos especializados; a reestruturação administrativa, inclusive com terceirização de alguns serviços e possibilidade de aumento de efetivo nas ruas; e a redução perene dos índices de violência.

 

 

“É um orgulho chegar onde cheguei. Comecei como praça e ao longo dos últimos anos desempenhei diversas atividades operacionais e administrativas. E agora, em meio à pandemia, temos um desafio extra e não podemos parar. Nossos policiais estão orientando a população”, disse o coronel.

Ele também destacou o pedido de Ratinho Junior para a sua gestão. “O governador quer um combate rigoroso ao crime organizado, a valorização do policial militar, e também o incentivo à integração das forças de segurança em qualquer nível, com troca de informações na área de inteligência”, arrematou.

DESPEDIDA – Em sua despedida, o coronel Péricles de Matos destacou que o comando durante a chegada da pandemia do novo coronavírus representou um desafio extra na gestão. “É no momento de tempestade que nos aperfeiçoamos. A pandemia mudou a sociedade e alguns problemas foram potencializados. À nossa equipe coube dar a resposta que o povo paranaense procurou. As estatísticas falam por mim. Tivemos redução nas estatísticas de crimes no Paraná”, disse.

O governador quer combate rigoroso ao crime organizado, a valorização do PM e incentivo à integração das forças de segurança em qualquer nível, com troca de informações na área de inteligência

Péricles nasceu em Irati, foi aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e ingressou na Polícia Militar em 1986. Foi declarado Aspirante à Oficial em 1988, e estava exercendo a atividade de Comandante do 1º CRPM ao ser nomeado para o cargo de Comandante-Geral. Ele é graduado em Direito e possui um amplo currículo de cursos realizados, como Ações Táticas Especiais, Polícia Comunitária e Contraterrorismo, e como instrutor de Táticas para Confrontos Armados e Gerenciamento de Crises. Ele também acumula medalhas de mérito.

O coronel Péricles foi chefe da Subseção da 2ª Seção do Estado-Maior, trabalhou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e comandou o 16º Batalhão de Polícia Militar, o Grupo Águia, o 6º Comando Regional da Polícia Militar e o 1º Comando Regional da Polícia Militar.

 

 

Ele criou a Força Samurai, foi chefe da Agência Central de Inteligência, sub-comandante-geral da Polícia Militar e desde 2019 era Comandante-Geral. Agora, na reserva, será secretário de Defesa Social da Prefeitura de Curitiba. No discurso de despedida, celebrou os 36 anos de serviço na Polícia Militar e destacou que os policiais dedicam a sua vida para proteger e garantir os plenos direitos e liberdades individuais da população. Ele também afirmou que deixa como legado uma corporação organizada e um plano estratégico de atuação para os próximos 15 anos.

CERIMÔNIA – A cerimônia com protocolos militares ocorreu na Academia Militar do Guatupê e contou com cântico da Canção 10 de Agosto, Passagem de Comando e da Espada, Apresentação da Tropa, Inauguração do Retrato do Comandante-Geral e entrega do Distintivo de Militar Inativo para o coronel Péricles de Matos.

 

Leia também a entrevista exclusiva concedida ao npdiario em agosto do ano passado, na sede da corporação na rua Marechal Floriano Peixoto, no bairro Rebouças, em Curitiba:

https://npdiario.com.br/policial/exclusivo-comandante-da-pm-do-parana-confirma-mudancas-em-batalhoes/

 

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Tito Campos de Paula; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio Camargo; o procurador Vani Antonio Bueno, representando o Ministério Público do Paraná; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Welby Salles;  o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Tico Kuzma; o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach; o diretor do Depen, Francisco Caricati; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; e diversas outras autoridades.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.