O Futuro do atendimento ao cliente

Pesquisas mostram que aplicativos de mensagens de texto são os mais utilizados no mundo, em comparação com todos os outros aplicativos. Quer saber por quê?

Uma palavra: “conveniência”. Conveniência de se comunicar sem conversa fiada ou perturbação real. Conveniência de se comunicar enquanto realiza outras tarefas. Conveniência de economia de tempo e dinheiro. Conveniência de ser capaz de compartilhar imagens, contatos, localização e muito mais. Assim, uma grande quantidade de donos de pequenas empresas tenta vender seu produto com a ajuda do Whatsapp, Messenger e outros aplicativos de mensagens. A única desvantagem deste meio de vendas é o tempo gasto interagindo com inúmeros clientes e a dificuldade em ajudá-los a fazer uma escolha com base em suas preferências passadas e necessidades atuais. Sendo um ser humano é muito difícil de lembrar de tudo sobre todos!

Aqui é onde chatbots entram em jogo. Com chatbots, compras através de mensagens vão ser uma virada de jogo revolucionária para os empresários.

O que é um chatbot?

Um Chatbot é capaz de ter respostas textuais ou auditivas prontas que imitam uma conversa em linguagem natural (quero dizer, quase natural). Ele pode conversar com consumidores reais e ajudá-los a tomar decisões de compra em tempo real, desde a escolha até o pagamento.

Inúmeros aplicativos estão sendo desenvolvidos para este fim, sejam eles via web ou via mobile.

Querendo saber se ele vai ser eficaz?

Eu digo sim! Um grande “SIM!”

Meu SIM é baseado em experiência real, trabalhando com centenas de proprietários de pequenas empresas, de vários segmentos e origens. Percebi que quando se trata de vender seu produto a principal questão que enfrentam é de prazos pequenos e baixos orçamentos de marketing. Isto porque quando há duas ou três pessoas na gestão de uma empresa, ajudando cada um deles a tomar uma decisão de compra ou interagindo com os clientes e respondendo às suas perguntas torna-se um trabalho muito tedioso e repetitivo.

Se nosso problema for solucionado rapidamente e de forma satisfatória, do que importa se estamos interagindo com um programa de software ou um ser humano real?

Isso mostra que desde que as informações sejam corretas e precisas, a diferença entre o o contato humano ou uma conversa com um robô parece sem importância. Por outro lado, um longo tempo de espera em call center e a incapacidade de se conectar de forma eficaz com as empresas, pode deixar o cliente frustrado e impotente.

Quando “chatbots” conversam diretamente com seus clientes, eles identificam palavras-chave a partir das pesquisas do cliente e fornecem múltiplas respostas rápidas e contextuais, tendo como base as preferências e as compras feitas pelo mesmo cliente anteriormente. A personalização absoluta de mensagens dá ao seu cliente a sensação de ser privilegiado. […]

Em suma, chatbots vão ser o avanço que proprietários de pequenas empresas com restrições de tempo e baixos orçamentos esperam há décadas. Vão mudar a maneira de comercializar e fechar vendas e vão mudar a forma como fazemos compras, para sempre.

Recentemente o Facebook anunciou a plataforma aberta para que empresas possam ter o seu próprio “robozinho” atendendo a quem acessa à fanpage.

 

E você, ainda duvida que estamos tão próximos desta realidade?

 

 

adaptado de https://medium.com/@siddhesht/chatbots-the-revolution-small-business-owners-were-waiting-for-d315b184e66d#.3ax1lcy9a

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.