Coluna bem informada do Jornalista Valdir Amaral

O Paraná ficou de fora de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, que não apontou nenhum destino paranaense entre os 25 escolhidos como tendência para visitação em 2022. Segundo o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), as atrações turísticas do Paraná, sobretudo do Norte Pioneiro, precisam ser melhor trabalhadas para trazer mais turistas ao Estado. Ele lastimou a ausência inclusive das Cataratas do Iguaçu na lista do Ministério e ressaltou que há ainda opções como a região da Angra Doce. “Não faltam atrativos turísticos em todas as regiões paranaenses”, reforça.
Ribeirão Claro
Estudantes e moradores da Prainha da Cachoeira, em Ribeirão Claro, comemoraram mais uma conquista, a conclusão da reforma da Escola Municipal Professora Ana Pinheiro. O imóvel passou por uma reestruturação completa, visando dar mais alegria, cores, conforto e inspiração aos alunos e professores neste início de ano letivo. A escola atende cerca de 100 alunos entre 5 e 14 anos, O investimento foi de cerca de R$ 140 mil.
Sapopema
A comunidade da Vila Teixeira, em Sapopema, vai ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde. A prefeitura já definiu o local onde será construída a UBS. Também serão entregues em breve novos equipamentos para melhorar o atendimento à Saúde. Outros investimentos também estão transformando o perfil econômico da cidade, que tem forte vocação para o turismo rural e de aventura.
Figueira
Microempreendedores individuais, microempresas e produtores rurais de Figueira têm agora um novo espaço de apoio, por meio do acesso às soluções disponibilizadas pelo Sebrae Paraná. A cidade ganhou uma Sala do Empreendedor, que fica na rua Dr. Zoilo Meira Simões, 410. O atendimento é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira.
O prefeito José Carlos Contiero (PSL) destaca que a Sala também oferecerá, em breve, acesso a financiamento pela Fomento Paraná. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone: (43) 2547-1114.
Santo Antônio da Platina
O Hospital de Câncer de Londrina poderá implantar ainda em 2022 uma unidade em Santo Antônio da Platina. O prefeito Professor Zezão Coelho (Pode) e o deputado Romanelli se reuniram com a diretoria do hospital para retomar as tratativas. Os ajustes avançaram com a entrega do plano de trabalho, que prevê os tipos de atendimento que serão ofertados. Inicialmente, serão ações preventivas para diagnóstico do câncer, como ultrassom, mamografia, exames preventivos, entrega de medicamentos e pequenos procedimentos.
A previsão é de que a extensão do Hospital do Câncer de Londrina seja instalada em um imóvel na avenida Palma Rennó.
Guapirama
O Sesc Saúde Mulher, serviço itinerante que oferta gratuitamente exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero, está em Guapirama. O atendimento é feito em uma unidade móvel, estacionada na rua Guadalajara, 700. O serviço gratuito vai permanecer no local até 10 de março.
Helicóptero
Acidente aconteceu na PR-092 aconteceu acidente em Arapoti, município dos Campos Gerais vizinho de Wenceslau Braz, Norte Pioneiro. A via ficou totalmente bloqueada por cerca de seis horas.
Um Scania/113 (placas de Arapoti) colidiu lateralmente com outro caminhão também modelo Scania R113 (placas de Canguçu-RS) e o Scania R450 (placas de Concórdia-SC).
No sinistro numa reta, dois motoristas (41 e 42 anos) ficaram gravemente feridos e o terceiro não se machucou.
Helicóptero do governo estadual levou os feridos à hospitais da região. Ninguém morreu.
São Jerônimo da Serra
A Humanitas São Francisco na Providência de Deus, de São Jerônimo da Serra, recebeu nessa semana o título de utilidade pública, proposto pelo deputado Romanelli. A entidade faz um importante trabalho social gratuito à população mais carente da região e o reconhecimento permitirá a assinatura de convênios com o poder público, receber doações de pessoas jurídicas entre outros benefícios que possibilitem ampliar o atendimento.
Parabéns, Cornélio Procópio
A pujante Cornélio Procópio completou 84 anos e disputa com Santo Antônio da Platina o título de maior número de habitantes, sendo a diferença de apenas quatro mil pró-procopenses. O IBGE, porém, projeta que os platinenses vão ultrapassar em três ou quatro anos.