Norte Pioneiro em Revista Semanal

COLUNA BEM INFORMADA DO JORNALISTA VALDIR AMARAL

Cresce vandalismo na região

A Polícia Militar efetuou prisão de um homem que conduzia um veículo embriagado e colidiu contra  um muro, na quinta-feira, na Vila Santa Cruz, em Santo Antônio da Platina. Um Ford/Escort, de cor preta, bateu no muro da sua casa e, ainda, prensou uma motocicleta Honda/BIZ 125 KS, da cor azul. A PM foi até o local, na rua Adhemar Rodrigues de Oliveira, e constatou o fato narrado.

Casos assim, têm sido frequentes no Norte Pioneiro. Nesta semana, aconteceu em Joaquim e Abatiá também. E num cemitério platinense, um rapaz quebrou túmulos. Um absurdo!

Parabéns, Uenp: 15 anos

A Universidade Estadual do Norte do Paraná está em festa, com a comemoração dos 15 anos de fundação. Para homenagear a data, o deputado Romanelli apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, o envio de Voto de Congratulações, que foi aprovado por todos os parlamentares. Romanelli disse que todos reconhecem o trabalho da Uenp em favor do Norte Pioneiro. Atualmente são 27 cursos de graduação presencial e dois de ensino à distância (EaD), seis programas de mestrado e um doutorado, além das especializações, que formam anualmente cerca de 1.000 profissionais, da graduação à pós-graduação. Parabéns, Uenp, pelos 15 anos e por contribuir com o desenvolvimento do Norte Pioneiro!

Passaporte sanitário

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu nesta semana a criação de um passaporte sanitário no Paraná, como forma de preservar o direito de os cidadãos ter a saúde e a vida preservadas. Para o deputado, é necessário que haja um controle da sociedade para reduzir as possibilidades de transmissão do novo coronavírus. “Tem que ter bom senso. Ninguém pode expor os outros ao risco. O direito de não se vacinar vai até o limite do direito do outro de estar protegido”, afirmou.

Norte Pioneiro

Wenceslau Braz, Leópolis e São Jerônimo da Serra serão atendidos pelo programa Estradas da Integração, com mais de R$ 3 milhões para calçamento de 11 km de estradas rurais. Romanelli considera esse o maior programa de recuperação de estradas rurais do País, com obras que vão garantir o desenvolvimento do interior de muitas cidades.

Angra Doce

Um mapeamento realizado no Norte Pioneiro indicou a região da Angra Doce como de alto potencial para a prática de esportes náuticos, como vela, canoagem e mergulho recreativo. No estudo, feito em parceria com a Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná), uma equipe de profissionais percorreu o lago da represa Xavantes (foto principal), entre Ribeirão Claro e Carlópolis, para identificar os principais locais propícios à prática de esportes náuticos, quando identificou o alto potencial para a prática de mergulho e vela.

Assaí

O deputado Romanelli confirmou apoio à criação do projeto Mãos Especiais, do prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bomtempo, o Tuti (PSD). A proposta incentiva a preservação ambiental e promove o reflorestamento de áreas públicas, com a reconstrução e reativação do horto municipal. O projeto é considerado autossustentável e prevê a doação de mudas para incentivar o reflorestamento. A meta inclui ainda ensinar técnicas agrícolas a estudantes da Apae. As frutas e verduras produzidas no horto serão repassadas para incrementar a merenda das escolas públicas da cidade.

Santa Cecília do Pavão

O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB) comemorou a liberação de quase R$ 400 mil para a construção de dois barracões Industriais, com um grande salão principal e banheiros. Serão 300m² de construção em alvenaria, com cobertura de telha metálica, esquadrias, vidros, instalações elétricas, hidrossanitárias e prevenção contra incêndio. O edital de licitação deve ser publicado nos próximos dias.

Ribeirão Claro

A administração do prefeito João Carlos Bonato e da vice-prefeita Ana Maria Bággio Molini dá mostras de que política é coisa séria em Ribeirão Claro. Em menos de dois anos de mandato, os dois experientes gestores renovaram mais de 85% da frota de veículos da saúde. Como ex-prefeito, ex-vereador e ex-vice-prefeito, Bonato realmente demonstra compromisso com Ribeirão Claro. Já a vice-prefeita, que foi uma das melhores secretárias municipais da Saúde do Norte Pioneiro, confirma o que todos em Ribeirão Claro já sabem: que ela entende da administração da Saúde e sabe o que os pacientes precisam.

Doações para acamada

Bonita iniciativa do npdiario que, junto com duas emissoras de rádios (Difusora e Vale do Sol) buscam doações para Ana Patrícia Cabral (foto), a mãe da menininha Ana Lívia, que morreu no último dia 25 quando um motorista colidiu contra a moto em que as duas estavam.

Quaisquer quantias ( Pix 43-99826-9681) podem ser transferidas ou depositadas na conta poupança dela, cujos são os seguintes: Agência 0405 Operação 013 Conta: 10038-6 Santo Antônio da Platina.

Quaisquer quantias ( Pix 43-99826-9681) podem ser transferidas ou depositadas na conta poupança dela, cujos são os seguintes: Agência 0405 Operação 013 Conta: 10038-6 Santo Antônio da Platina.

Cornélio Procópio

O prefeito Amin Hannouche e o filho dele, vereador Rafael Hannouche, de Cornélio Procópio, comemoram os 93 anos da matriarca da família Hannouche, dona Amélia.

Nas palavras do neto, dona Amélia é a “avó mais amorosa desse mundo, com muita força e fé a cada minuto de cada dia”. “Parabéns, Vó Amélia, que Deus abençoe e que muitos anos venham com a senhora aqui nos abençoando”, disse.

Tecnologia 5G no Paraná

Romanelli foi um dos proponentes de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná para debater e definir com a sociedade e os gestores públicos as prioridades na implantação da tecnologia 5G no Estado. Segundo ele, o Paraná tem 1.248 localidades sem sinal aceitável de celular. “São distritos rurais e urbanos, com grande concentração de pessoas, que estão excluídos da rede de celular e de internet móvel. Com o aprendizado que tivemos, precisamos colocar todos na rede, ainda mais com esta qualidade de conectividade que o 5G promete”.

Retorno ao Norte Pioneiro

E o governador Carlos Massa Ratinho Junior (foto) virá ao Norte Pioneiro novamente. Dessa vez, em Santo Antônio da Platina, segundo o próprio anunciou através do prefeito Professor Zezão.

 

 

 

 

 

 

 

Você terminou a leitura

Compartilhar essa notícia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Escrever um comentário

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.